portal seguro e saúde

A importância da comunicação e do feedback na sua empresa

Em:01/12/15 Por:barela

A empresa deve se comunicar com os colaboradores, saber ouvir e ser transparente ao informar.

É comum que colaboradores saibam pouco sobre os objetivos da empresa em que trabalham e tenham pouco retorno (ou feedback) em relação às ações que realiza. É a famosa falta de comunicação interna que prejudica, sim, a operação.

Basta avaliar que a falta de informação não determina metas claras e não esclarece se o serviço é bom ou ruim. Isso, em resumo, inviabiliza a integração da força de trabalho e impede ajustes nas atividades, afinal, é impossível melhorar quando não há indicativos de onde se deve chegar ou se o que está sendo feito é certo ou errado.

Existe ainda outro complicador. Ao não se comunicar, a empresa abre mão de informações valiosas, pois os colaboradores são capazes de identificar diversos pontos que não estão funcionando e sugerir soluções. Muitos problemas podem ser resolvidos ou minimizados simplesmente ouvindo.

A comunicação, portanto, tem duas pontas: o emissor e o receptor, que devem trocar de posição durante o processo. Dessa maneira, é importante a empresa esclarecer o que espera dos funcionários e, em seguida, ouvir (e isso inclui estimular a manifestação) o que a equipe tem a dizer.

Nesse diálogo o feedback é fundamental. A ferramenta consiste em um superior expor aos funcionários (individual e/ou coletivamente) a avaliação da empresa sobre o seu trabalho e os resultados obtidos. Esse exercício, em primeiro lugar, aproxima os interlocutores e torna a comunicação mais transparente. Também é indispensável para aperfeiçoar o serviço, pois o colaborador enxerga a conversa como uma oportunidade para a correção de rumos e desenvolvimento profissional. Mais do que uma simples troca de informações, o momento funciona como ação motivacional.

Por fim, uma comunicação eficiente é o melhor remédio contra os boatos (a rádio corredor) tão comuns e prejudiciais para as empresas. Neste caso, vale a regra de que informação ruim se combate com informação boa.

Veja, abaixo, alguns meios de comunicação básicos destacados por matéria da Exame a partir de consulta com mais de 60 especialistas.

Revista e jornal interno – Útil para divulgar boas novas, como lançamentos de produtos e conquista de clientes.

Boletim – Seu aspecto dá certa urgência à notícia. É ideal se a intenção é envolver todos na empresa. É o caso de atualização de metas de vendas e resultados.

Intranet – Boa para material de consulta, como política de recursos humanos. E eficiente para promover a interação, ou seja, permitir que o funcionário se manifeste.

Mural – É eficiente para comunicados gerais, como o funcionamento do bandejão num feriado.

E-mail – Pode ser eficiente para dar más notícias, como falecimentos de funcionários.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não