portal seguro e saúde

Como calcular o IMC

Em:01/12/15 Por:barela

É necessário relacionar o peso e a altura e descobrir o índice de massa corporal (IMC).

O Índice de Massa Corpórea, o IMC, é uma fórmula que calcula o peso em relação à altura e indica se o nível de gordura está de acordo com o recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Como calcular?

O índice é obtido pelo resultado da divisão matemática do peso (em quilos), pela estatura (em metros), elevada ao quadrado.

IMC = peso (kg) ÷ altura² (metros)

Por exemplo, se o seu peso é 80 kg e a sua altura é 1,80 m:

IMC = 80 ÷ 1,80²

IMC = 80 ÷ 3,24

IMC = 24,69

Resultado

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os possíveis resultados do IMC correspondem aos seguintes estados nutricionais:

Abaixo de 18,5 = abaixo do peso ideal

Entre 18,5 e 24,9 = peso ideal

Entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso

Entre 30,0 e 34,9 = obesidade grau I

Entre 35,0 e 39,9 = obesidade grau II

Entre 40 e acima = obesidade grau III

IMC e saúde

Diversos estudos relacionam o sobrepeso e a obesidade como fatores de risco para doenças, como hipertensão arterial e diabetes. Estar abaixo do peso adequado também é prejudicial à saúde, já que a pessoa pode desenvolver problemas relacionados à subnutrição.

Dessa forma, indicam os especialistas, manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, e praticar atividade física regularmente é fundamental para se alcançar o peso ideal e ter uma vida saudável.

Vale ressaltar, no entanto, que o IMC possui algumas limitações. O índice não é o parâmetro indicado para se avaliar o peso de crianças, idosos ou gestantes, por exemplo.

Além disso, o IMC pode superestimar a quantidade de gordura em pessoas que tenham muito peso devido a uma grande massa muscular, como é o caso de atletas e fisiculturistas.

Por isso, é recomendado associar outros meios de diagnóstico, como a medicação de prega de gordura, e procurar a orientação de um profissional de saúde.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não