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Como ganhar peso se alimentando corretamente

Em:01/12/15 Por:barela

Engordar também pode ser sinal de saúde

Quando se fala em dieta, imediatamente a maioria imagina um esforço para emagrecer. Realmente isso representa a parte mais expressiva da “luta contra o peso”, mas também existe a necessidade, para o bem da saúde, de ficar mais gordo, ou menos magro.

De acordo com um estudo do periódico “Journal of Epidemiology & Community Health”, as pessoas com baixo peso têm risco comparável aos obesos de morrer por causas relacionadas ou estimuladas pela massa corporal.

Riscos relacionados à magreza são principalmente a baixa imunidade e o desenvolvimento de transtornos alimentares como anorexia e bulimia. Por isso, assim como seus opostos, os magros em excesso devem se submeter a dietas para colocar a alimentação a serviço de uma vida saudável.

Ganhar peso, no entanto, não pode ser sinônimo de acumular gordura. A pessoa vai continuar com problemas se ficar mais pesada a base de coxinha, hambúrguer e cerveja. O correto é ganhar massa muscular e, para isso, é recomendável aumentar a ingestão de proteínas.

De acordo com a nutricionista Tatiana Zanin, em geral, os seguintes alimentos são aconselhados diariamente pelo menos em uma das refeições:

– Peixe,

– Clara de ovo,

– Carnes magras como frango, peru e coelho,

– Leite integral ou desnatado,

– Queijo minas, prato, ricota e iogurte.

Em conjunto, a especialista diz que é necessário incluir carboidratos como arroz, massa ou batata para aumentar as calorias e adicionar uma colher de chá de azeite de boa qualidade no prato de comida. A partir disso, ela sugere o seguinte cardápio:

Café da manhã – Leite e iogurtes acompanhados de cereais integrais, pão integral ou torrada e uma fruta.

Lanche da tarde – Nesta refeição pode-se incluir um iogurte e uma fruta como a banana ou abacate ou acompanhar com torradas integrais com queijo e suco.

Almoço e Jantar – Legumes como abóbora ou cenoura, com posta de peixe ou ovo cozido ou um bife de frango ou peru. Retirar as peles e gorduras visíveis, sempre que possível.

Essa readequação alimentar deve ser complementada com exercícios físicos. Tudo isso, sempre que possível, orientado por profissionais. Dessa maneira o peso virá acompanhado com saúde.

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