portal seguro e saúde

Qualidade de vida no ambiente de trabalho

Em:02/12/15 Por:barela

Profissionais saudáveis e satisfeitos trabalham em empresas lucrativas e vice-versa

O principal ativo de uma empresa são as pessoas. Mesmo as mais automatizadas dependem dos colaboradores para inovar e encontrar soluções, além de executar satisfatoriamente o planejado, e se destacar em mercados a cada dia mais competitivos. Para isso é indispensável que a equipe esteja saudável, engajada e satisfeita com o ambiente de trabalho.

Em busca desse clima foi criado o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que engloba objetivos mais elaborados do que apenas oferecer segurança e saúde. Além desses requisitos básicos e exigidos por lei, a neste caso meta é estimular a motivação e satisfação plena dos profissionais. Isso, obviamente, é bom para os dois lados, funcionários.

Um bom programa de qualidade de vida no trabalho cuida inicialmente, é claro, de manter as pessoas saudáveis, evitando acidentes e promovendo ações de prevenção contra outras doenças. E só isso já representa ganhos sensíveis.

“Para cada empresa existe um programa específico e riscos diferentes, mas na média assume-se que para cada R$ 1 investido haverá uma economia de R$ 5 em ações trabalhistas, multas, absenteísmo e queda de produtividade no trabalho”, diz o médico e consultor Paulo Barbudo, que atende cerca de 4.500 clientes interessados na saúde ocupacional dos seus colaboradores. Mas, embora seja bastante, isso não é tudo.

Um estudo da consultoria Great Place to Work (GPTW) com 1.095 companhias identificou que o salário é apenas o terceiro item mais valorizado pelos profissionais em uma empresa. Antes disso vêm a “qualidade de vida” e o “crescimento e desenvolvimento profissional”. Eles esperam, portanto, atuar em um local que permita que lhes sobrem tempo e energia para atividades pessoais e que o empregador ofereça a possibilidade de evolução permanente das suas competências.

“Investimos 2% do faturamento nos programas de valorização do funcionário. Os resultados financeiros da empresa mostram que esse investimento é barato”, afirma Diego Martins, presidente da Acesso, empresa de tecnologia sempre presente nos principais rankings de melhores companhias para trabalhar que, não por coincidência, abrigam também as mais prósperas. Então, além de benefício para os funcionários, a qualidade de vida no ambiente de trabalho é um investimento para a empresa.

Os programas, em geral, incluem os seguintes tópicos:

Uso e desenvolvimento de capacidades

– Aproveitamento das habilidades;

– Autonomia na atividade desenvolvida;

– Percepção do significado do trabalho.

Integração social e interna

– Ausência de preconceitos;

– Criação de áreas comuns para integração;

– Promoção dos relacionamentos interpessoais;

– Senso comunitário.

Respeito à legislação

– Liberdade de expressão;

– Privacidade pessoal;

– Tratamento imparcial.

Condições de segurança e saúde no trabalho

– Acesso para portadores de deficiência física;

– Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA;

– Controle da jornada de trabalho;

– Ergonomia: equipamentos e mobiliário;

– Ginástica laboral e outras atividades;

– Grupos de apoio antitabagismo, alcoolismo, drogas e neuroses diversas;

– Orientação nutricional;

– Salubridade dos ambientes;

– Saúde Ocupacional.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não