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O que é o planejamento estratégico?

Em:04/01/16 Por:barela

O planejamento estratégico é o estudo original de uma empresa. Define, resumidamente, o que ela é, o que pretende fazer e como. Mesmo de maneira rudimentar ou inconsciente, esse exercício é feito por todos os empresários, como aquele que vai à prática somente com o plano de abrir uma padaria na esquina para vender pão aos moradores do bairro. “Uma padaria para vender pão aos moradores do bairro” é um planejamento estratégico, muito vago e omisso, mas encaixado dentro do princípio.

Essa primeira etapa de um negócio, portanto, é indispensável e sua qualidade será muito relevante para o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Inicialmente é necessário definir a identidade da empresa. Nesse passo, são colocadas perguntas como: Quem somos? Qual a nossa missão? Aonde queremos chegar? Quem são as pessoas que vão fazer a engrenagem funcionar e quais serão suas funções?Após, vem uma análise de mercado para avaliar se o que a empresa pretende produzir (serviço ou produto) vai encontrar gente disposta a comprar. Nesse estudo entram a expectativa de demanda para o que vai oferecer, localização e perfil do público, posicionamento dos concorrentes e diferenciais competitivos, entre outros.

Da mesma maneira, é necessário considerar a oferta de matéria prima e a eficiência dos fornecedores, além de contar com uma previsão de comportamento do mercado.

Tudo isso tem que ser colocado por escrito, com descrição do funcionamento de cada etapa ou departamento e indicação de prazos, investimentos e resultados. Então, com o plano em mãos, é a hora de ir para a ação.

O Sebrae-SP desenvolveu uma série de questões para que as respostas componham o planejamento estratégico. Veja abaixo:

– Quem comprará os serviços? Por quê?

– Onde estão localizados?

– Com qual frequência irão utilizar os serviços?

– Como influenciar a escolha do cliente?

– Quais necessidades dos clientes serão atendidas pelos produtos e serviços?

– Quem são os concorrentes do negócio? Onde se localizam? Quais os seus pontos fortes e fracos?

– Quem são os parceiros da empresa? O que eles oferecem?

– Quais os diferenciais oferecidos ao mercado pela empresa?

– Quais são os produtos e serviços a serem oferecidos?

– Quais processos deverão existir para o pleno funcionamento da clínica? Como funciona cada processo?

– Quais os equipamentos que deverão fazer parte dos processos? Como funcionam?

– Qual o perfil de pessoal para cada atividade da clínica?

– Como identificar e selecionar a equipe de trabalho?

– Qual a previsão de gasto inicial?

– Existe disponibilidade de todos os recursos?

– Será necessário investimento extra?

– Será uma sociedade? Qual o perfil, o papel e as necessidades dos sócios?

– Como estabelecer os preços dos produtos e serviços?

– Quem são os fornecedores? Onde se localizam? Quais as condições de comercialização?

– Qual a quantidade mínima de produtos ou serviços que deverão ser comercializados?

– Quais os gastos existentes no negócio?

– Como organizar o fluxo de caixa?

– Quais os meios de comunicação adequados a esse mercado? Quanto custa? Qual o retorno? Com que frequência deverão ser utilizados?

– Como fazer com que os produtos ou serviços cheguem aos clientes? Quais os custos?

– Qual o local adequado para a instalação do negócio? Por quê?

– Existem aspectos legais que influenciam a localização?

– Quais os aspectos legais que deverão ser considerados para a implementação da clínica?

– Quais os impostos e as contribuições que incidem no negócio?

– Qual o lucro líquido esperado?

– Em quanto tempo o investimento retorna?

– As necessidades dos sócios foram atendidas?

Fonte: Sebrae-SP

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