portal seguro e saúde

Qual o papel da motivação no trabalho

Em:04/01/16 Por:barela

As pessoas são o maior ativo das empresas. Mesmo as mais automatizadas dependem de cérebros para produzir novas ideias, solucionar problemas e criar diferenciais competitivos em mercados a cada dia mais competitivos. E essas tarefas não devem ser limitadas à direção. É fundamental que toda a equipe, que executa as ações no dia a dia e pode detectar possíveis melhorias com mais agilidade, esteja empenhada nesse sentido.

Para criar esse ambiente corporativo é fundamental ter funcionários, além de capacitados para desempenhar suas funções, motivados. A motivação, concordam os especialistas, manifesta-se pela orientação do colaborador em “realizar com presteza e precisão as suas tarefas e persistir na sua execução até conseguir o resultado previsto ou esperado”.

Esta definição limita-se à obrigação do funcionário, ou seja, aponta que quando ele está motivado vai se esforçar para fazer bem feito o esperado. E é correto, pois o indivíduo desmotivado é incapaz de realizar o mínimo. Porém, a motivação pode ir além disso e produzir uma equipe proativa, que surpreende positivamente com atitudes complementares ao escopo do seu cargo. Como um cozinheiro que, além de preparar bons pratos, sugere economia na compra e no preparo da comida e mais organização na cozinha.

Atualmente, é indiscutível que uma equipe motivada é fundamental para os bons resultados de uma empresa. E o contrário também é verdadeiro. Assim, não se trata somente de benefício para o funcionário – embora também seja -, mas de investimento em busca de crescimento e lucros.

Basicamente, a motivação do funcionário é alimentada pela satisfação ou realização pessoal proporcionada por suas funções. Obviamente, essas condições variam de acordo com as expectativas de cada pessoa e, por isso, é importante contratar profissionais com o perfil alinhado com a empresa e os cargos que irão ocupar. É complicado, por exemplo, motivar uma secretária de transportadora que não pensa em outra coisa além desejada carreira de estilista.

Entre os aspectos comuns que facilitam a motivação estão ambientes de trabalho saudáveis e com uma boa relação entre os colegas, reconhecimento dos gestores, possibilidade de crescimento; participação nas decisões, entre outros.

Por fim, é necessário sempre lembrar que, embora exista muita inovação nas ferramentas motivacionais, a remuneração continua sendo um dos principais fatores de estímulo para os colaboradores. É importante oferecer salários competitivos e um pacote de benefícios no mínimo compatível ao oferecido pela concorrência.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não