portal seguro e saúde

É possível aprender a empreender?

Em:05/01/16 Por:barela

Ser um empreendedor é o desejo de grande parte das pessoas. E como demonstram os países mais desenvolvidos, isso é bom para a sociedade que ganha com inovação, geração de recursos e empregos e deve ser incentivado. Nem todos, no entanto, estão preparados para empreender como já abordamos em outro texto (clique aqui). Neste caso, é possível aprender e se preparar?

Alguns especialistas concordam que algumas características do empreendedor são naturais em determinadas pessoas e, às vezes, difíceis de serem absorvidas por quem não nasce com elas. “Eu acho que a disposição para assumir riscos e a persistência são características difíceis de ensinar”, diz Anne Dobrée, chefe do Seed Funds, fundo de investimento do Grupo de Empreendedorismo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Marcelo Nakagawa, professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, acredita que dá para incentivar. “Você ensina técnicas de gestão, por exemplo. Agora, a capacidade de empreender tem de nascer da iniciativa de cada um”.

Na realidade, ninguém nasce pronto para empreender. Mesmo aqueles com mais pré-disposição para o negócio precisam adquirir conhecimento e desenvolver as habilidades para ter chances de sucesso. A primeira lição nesse processo, portanto, é descobrir os comportamentos recomendados e avaliar se terá disposição para coloca-los em prática. A reposta para a pergunta inicial é que é possível aprender como faz, já fazer corretamente vai depender da aplicação e do temperamento de cada um.

Liderar, decidir sob pressão e persistir em uma ideia apesar das diversidades depende bastante da personalidade. Muitas vezes isso é desgastante demais para algumas pessoas que, certamente, serão mais produtivas em outras áreas de atuação. O sucesso profissional não ocorre somente para os empreendedores. Nessa etapa a questão central nem é ser possível aprender, mas se insistir nessa direção é a melhor decisão.

Superada essa fase, é preciso, sim, “aprender a empreender”. Uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor apontou que a falta de conhecimento técnico é o fator mais relevante entre as dificuldades dos empreendedores no Brasil. O problema se manifesta principalmente em ações como gestão de pessoas, fluxo de caixa e administração do negócio. Todas passíveis de educação.

Esse quadro revela que, assim como em outras atividades, a maior parte da capacidade para empreender pode ser adquirida com capacitação e orientação. O resto, como em outras profissões, vai depender da vocação de cada um.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não