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Pilates contribui para um corpo mais definido e magro

Em:05/01/16 Por:barela

Fortalecimento dos músculos, melhora da flexibilidade, resistência e postura e até mesmo a sintonia entre corpo e mente. A lista de benefícios do pilates é extensa. Por isso, o método tem ganhado cada vez mais adeptos no país. Mas uma das perguntas mais frequentes é se a prática contribui para o emagrecimento.

Apesar de não ser destinado diretamente à perda de peso, o pilates pode ser um grande aliado daqueles que lutam contra a balança. Isso porque seus exercícios aumentam a massa muscular e aceleram o metabolismo, o que aumenta a capacidade do corpo de gastar calorias.

A técnica auxilia também a preparar a musculatura para treinos aeróbicos, como caminhada e corrida, e a alinhar – e consequentemente a proteger – as articulações. Ainda há quem diga que o pilates afina a silhueta. A explicação está no fortalecimento dos músculos, sobretudo do abdômen e da pelve (região de transição entre o tronco e as pernas), e na melhora da postura.

Além disso, um dos pontos trabalhados no pilates é a sintonia entre a mente e o corpo. Alguns exercícios contribuem para o alívio de tensões que podem levar ao estresse e a ansiedade, inimigos de quem deseja perder peso, já que esses sentimentos comumente são traduzidos em compulsão alimentar.

Para quem tem como foco a perda de peso, o mais recomendado é aliar o método com outros exercícios, principalmente os aeróbicos, e assim potencializar seus efeitos. Vale ressaltar, no entanto, que os resultados da prática de qualquer atividade são sempre mais eficazes com uma alimentação saudável e equilibrada.

O pilates é garantia de músculos tonificados, mas seus benefícios vão muito além de um corpo definido. O método proporciona saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Origem do pilates

O pilates é um método de condicionamento físico criado pelo alemão Joseph Humbertus Pilates. Seu trabalho foi desenvolvido na década de 1920, motivado por uma infância marcada por diversos problemas de saúde. Ele teve como base seis princípios básicos: centralização, controle, respiração, concentração, precisão e fluidez.  A técnica se popularizou na década de 90 e hoje é recomendada por especialistas inclusive para pessoas que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até dores crônicas. Por ser uma atividade física, o pilates proporciona emagrecimento, mas seu principal objetivo é estimular a consciência corporal, ou seja, uma forma de estimular o cuidado com o próprio corpo.

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