portal seguro e saúde

O que causa e como curar dor de cabeça

Em:02/02/16 Por:barela

Dor de cabeça, ou cefaleia, é uma condição frequente que atinge grande parte da população mundial. É praticamente certo que, em algum momento da vida, todos vão enfrentar a situação. As causas são inúmeras e podem estar associadas a outras doenças como sinusite e problemas de visão e situações cotidianas como estresse, cansaço, má alimentação e temperatura.

Muitas vezes é uma condição passageira, que passa espontaneamente ou com medidas simples. De acordo com o Dr. Arthur Frazão, a dor pode ser tratada, por exemplo, de forma natural com:

– ficar num local calmo, sem luz ou ruído

– colocar uma compressa fria na cabeça, na testa ou na nuca

– beber um copo de água ou chá de ervas, hidratando o corpo

– respirar lentamente, inspirando e expirando durante 10 segundos

– tomar um duche relaxante

– evitar pensar em situações estressantes, fazendo contagem dos números do 60 para o 0, de forma lenta e olhando para cima

– fazer massagem na cabeça.

Além disso, continua o médico, a prevenção pode ser feita com uma alimentação rica em alimentos calmantes, como banana, salmão ou sardinha, que melhoram a circulação do sangue e, por isso, diminuem a dor de cabeça.

Quando a dor é mais forte é recomendado o tratamento analgésicos como Paracetamol, Tylenol e Naldecon, entre outros similares. Nos casos recorrentes, são indicados anti-inflamatórios, como Zomig, Migraliv e Nortriptilina com a necessidade de ir ao médico. Os medicamentos são mais eficientes quando associados aos tratamentos naturais já citados.

Quando ir no médico?

– a dor continua ao final de quatro dias

– piora com o tempo

– impede de trabalhar, fazer atividade de lazer e do dia-a-dia

– não passa com analgésicos indicados pelo médico

– surge associada com dificuldade de enxergar

– após um acidente de trânsito com ou sem pancada da cabeça.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não