portal seguro e saúde

Benefícios da pesquisa de clima organizacional na relação empregador e empregado

Em:13/05/16 Por:barela

Em resumo, “clima organizacional” é o nível de satisfação que os funcionários têm em relação ao ambiente de trabalho, que envolve relacionamento com chefes e colegas, infraestrutura, benefícios etc. O conceito é visto como indicador fundamental na avaliação (e posterior aprimoramento) da relação entre empregador e empregado.

Para ser um princípio prático, a primeira providência é medir a quantas anda o “clima organizacional” e isso é feito por meio de pesquisa. Antes, no entanto, é necessário que o comando da empresa esteja convencido de que dar atenção para esse assunto é importante, pois ele exige energia e deve ser tratado como investimento.

De acordo com Ricardo Nantes, presidente do Portal Educação (empresa lista entre as melhores para trabalhar nas listas das revistas Exame e Época), um bom clima organizacional “diminui absenteísmo, melhora o trabalho em equipe, valoriza o trabalho das pessoas, diminui turnover, aumenta a participação, propicia clima inovador, melhora produtividade, valoriza a empresa, gera valor, enfim”.

Para atingir esses benefícios, no entanto, é preciso inicialmente realizar a pesquisa de Clima Organizacional. Nas pequenas e médias empresas que muitas vezes não contam com profissionais habituados com a ação, é recomendável a contratação de empresas especializadas. E, após a aplicação do questionário e análise dos resultados, traçar estratégias para aprimorar os pontos fracos. Essa atitude, certamente, vai tornar a relação entre empregador e empregado muito mais produtiva.

Clique no ícone abaixo para fazer o download do exemplo de um questionário de Pesquisa de Clima Organizacional.

FAZER DOWNLOAD DO QUESTIONÁRIO

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não