portal seguro e saúde

Saiba como identificar sintomas de depressão no trabalho e como se prevenir

Em:18/05/16 Por:barela

Atualmente, de acordo com estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), depressão é uma das maiores causas de incapacitação das pessoas para uma vida normal, incluindo o exercício profissional. A doença não só prejudica o desempenho no trabalho, como pode estar relacionada a ele.

Um estudo chinês avaliou os crescentes números de profissionais depressivos nas suas empresas e constatou que o principal fator para a doença (desenvolvimento ou estímulo) era estar desempenhando uma função para a qual não se sentia preparado, ser incapaz de atender a expectativa do empregador e atingir metas. Praticamente todos os entrevistados consideraram seu trabalho estressante, mas somente os que não conseguem realizar as tarefas sofriam com o risco de depressão.

Outros pontos foram identificados, embora com menor relevância, como jornadas longas demais e mau relacionamento com superiores.

Em resumo, a depressão provoca alterações de humor, com picos de tristeza profunda, e falta de disposição para realizar as obrigações. Entre os sintomas (e efeitos) mais comuns, estão:

– Baixo astral ou tristeza;

– Perda de interesse em atividades cotidianas;

– Problemas para dormir ou insônia;

– Mudança de peso e apetite;

– Dificuldade em planejar atividades diárias;

– Dificuldade de concentração;

– Indecisão;

– Esquecimento.

É indispensável que os gestores estejam atentos a esses sinais para intervir. Em primeiro lugar porque o funcionário com depressão precisa de tratamento, e depois por afetar o desempenho do trabalhador em particular e da equipe em geral.

Como prevenção, é recomendável investir para que o ambiente de trabalho seja agradável e os funcionários tenham métodos e ferramentas adequadas para realizar as tarefas. Para isso, é fundamental manter programas de capacitação e reciclagem profissionais, oferecer treinamento e organizar agendas com prazos exequíveis. Um funcionário satisfeito e motivado tem menos risco de desenvolver qualquer tipo de doença, inclusive a depressão.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não