portal seguro e saúde

Conheça 8 tipos de dores de cabeça e suas causas

Em:19/10/16 Por:barela

Dor de cabeça, ou cefaléia, é um problema de saúde comum e afeta quase metade da população mundial pelo menos uma vez ao ano. As causas podem estar relacionadas com ingestão de álcool,  alimentos, estresse e outras doenças.

Tipos de dores de cabeça e suas causas

Conheça alguns fatores que podem estar associadas às dores de cabeça:

Tensão

Está associada a grande parte das dores de cabeça e ocorre por noites mal dormidas, estresse, ansiedade ou qualquer outro tipo de aborrecimento emocional. Essa dor é difusa, no alto da cabeça e na testa, segundo informações do Instituto de Neurociência e Neurocirurgia de Liverpool, na Inglaterra.

Cefaleia em salvas

Dor forte que atinge a região sobre o olho e é sentida em apenas um lado da cabeça, dura entre 15 minutos e a 2 horas, desaparece, mas volta um dia depois. Esse quadro pode continuar por semanas e não se repetir em intervalos maiores, até meses. Não se sabe as causas exatas do problema, mas álcool e fumo, além de alimentos com muitos conservantes, estão entre os itens a serem evitados. A cefaleia em salvas ocorre muito mais em homens que mulheres. Ao contrário da enxaqueca, que ocorre mais em mulheres que homens.

Mudança de pressão no ar, principalmente devido a viagens de avião, e aumentos na temperatura também são apontados como outros fatores comuns. Os olhos podem ficar lacrimejantes e ocorrer corrimento nasal. Pessoas que sofrem desse tipo de dor reclamam da falta de eficiência dos remédios geralmente tomados.

Enxaqueca

Geralmente acomete um dos lados da cabeça e costuma durar horas. Em alguns casos, até dias. Quem sofre desse tipo mais severo fica sensível à luz e a barulhos. Uma em cada cinco pessoas que sofrem de enxaqueca apresentam visão alterada e embaçada. O tratamento deve ser feito com remédios, sempre prescritos por um médico.

Problemas oculares

A dor de cabeça caracteriza-se por uma dor chata em cima dos olhos e na fronte, que aparece somente após os esforços visuais. As principais causas são a hipermetropia e/ou o astigmatismo que podem facilmente ser corrigidos com óculos ou lentes de contato.

Sinusite

A dor de cabeça acontece tipo pesada na região dos seios da face. Se a sinusite for do seio maxilar, a dor de cabeça vai aparecer na maçã do rosto, abaixo dos olhos, de um lado ou de outro, ou dos dois lados. Junto com a dor de cabeça, aparecem geralmente sintomas nasais, como entupimento, secreção, coriza clara ou amarelada e pode cursar com febre.

Alimentos

Os alimentos por si só não causam dores de cabeça. Apenas podem desencadear o problema em pessoas predispostas, principalmente nas que sofrem de enxaqueca. Segundo estudos, 30 mg de aspartame por dia aumentam em 9% as chances de enxaqueca em pessoas predispostas. O jejum prolongado é considerado um comportamento alimentar que também pode desencadear dores de cabeça.

Ressaca

Um sinal do excesso de consumo de álcool é o sintoma da dor de cabeça que pode durar até 24 horas e é causado pela desidratação. A dor pode aparecer depois, mesmo se não houve quadro de embriaguez, portanto, para evitar é recomendado maneirar nas doses e beber água alternadamente durante o consumo do álcool.

Perfumes

Aromas fortes podem causar dores de cabeça. Isso acontece porque fragrâncias ativam células nervosas no nariz. Pessoas que sofrem de enxaqueca podem ter o problema desencadeado por um cheiro. E é recomendado que se mantenha um diário de fragrâncias aos quais a pessoa foi exposta para saber quais os cheiros devem ser evitados.

Fonte: Portal Terra

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não