portal seguro e saúde

Saiba os sintomas e como tratar a depressão infantil

Em:20/10/16 Por:barela

A depressão infantil é uma alteração psicológica da criança que provoca reações parecidas com a doença nos adultos, como tristeza constante, mau humor e falta de disposição para as atividades normais. Os pequenos com depressão geralmente são tímidos, preferem ficar sozinhos, não demonstram alegria e não têm autoconfiança.

Sintomas e tratamentos da Depressão Infantil

A incidência de problemas emocionais, mais especificamente depressão, ocorrem com certa freqüência em crianças de séries escolares iniciais e normalmente estão associados a outras dificuldades de comportamento ou acadêmicas.

As causas podem estar relacionadas com problemas familiares, morte de pessoas próximas, separação dos pais, falta de atenção, mudança de colégio ou bullying. O quadro tem potencial para gerar diversos problemas como distúrbios alimentares, hiperatividade, diminuição do rendimento escolar, agressividade ou até mesmo tentativa de  suicídio.

Sintomas:

– Mudanças de humor;

– Notas baixas na escola;

– Falta de atenção;

– Cansaço excessivo;

– Irritabilidade;

– Queixas físicas, como dores de barriga constantes;

– Fazer xixi ou cocô na cama;

– Choro frequente;

– Tiques;

– Anorexia;

– Problemas de memória;

– E em situações extremas, tentativas de suicídio.

O diagnóstico da depressão infantil é realizado com base nos sintomas apresentados pela criança e pela avaliação do seu comportamento por um psiquiatra infantil/psicólogo.

Tratamento

O tratamento pode ser feito através da psicoterapia ou psicanálise ou com o uso de remédios antidepressivos, que são usados nos casos mais severos. Em qualquer dos casos, é indispensável o acompanhamento profissional.

Fonte: Pepsic

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não