portal seguro e saúde

Afinal, o que faz o setor de Recursos Humanos nas empresas?

Em:27/10/16 Por:barela

É comum que as pessoas relacionem o setor de Recursos Humanos de uma empresa com o antigo Departamento Pessoal. Bem, as coisas são bem diferentes atualmente. Antes, essa área cuidava exclusivamente do processo burocrático de contratações e demissões, além de operacionalizar o pagamento dos salários. Hoje, nas melhores organizações, o RH faz a gestão das pessoas e é estratégico para os resultados operacionais.

Recursos Humanos nas Empresas

O RH é responsável pelos relacionamentos internos, gerir funcionários e por fazer o recrutamento, colocando assim uma mão de obra qualificada dentro da empresa. Se o setor não tem sucesso ao selecionar os talentos mais adequados, todos os resultados da empresa ficam comprometidos.

Também é responsável por identificar e formar líderes, além de desligar pessoas que possam trazer atrasos e problemas para a empresa. Estas responsabilidades exigem que os profissionais ligados à área tenham muita desenvoltura para solucionar conflitos e promover as pessoas certas.

Outro ponto é o desenvolvimento profissional dos colaboradores para que se tornem mais eficazes, motivados, capazes de resolver problemas e, consequentemente, trazer mais resultados para a empresa, ajudando para que os objetivos do negócio sejam atingidos com excelência e em um prazo menor.

Assim, resumidamente, os objetivos do RH são:

– Selecionar pessoas qualificadas para cargos específicos;

– Administrar e monitorar comportamentos e procedimentos internos;

– Prover incentivos financeiros

– Alinhar seus colaboradores com as políticas da corporação e fazer a recompensação dos mesmos;

– Promover treinamentos;

– Cuidar das relações trabalhistas.

Para atingir essas metas, muitas vezes o setor é divido nas seguintes áreas:

– Provisão de recursos humanos: esta área é a responsável pelo recrutamento e seleção de candidatos às vagas existentes na empresa. É missão do profissional de provisão de recursos humanos realizar o planejamento, recrutamento e seleção de novos colaboradores. É importante que as estratégias utilizadas por este segmento do RH estejam alinhadas com as outras áreas.

– Aplicação de recursos humanos: o profissional responsável pela aplicação de recursos humanos tem como principal tarefa integrar os novos colaboradores, ministrar treinamentos e realizar a avaliação de desempenho dos iniciantes para que possam assumir as suas tarefas de forma satisfatória dentro da empresa.

– Recompensar pessoas: é a área responsável pela elaboração de um planejamento detalhado da forma como a empresa buscará recompensar os colaboradores que apresentam bom desempenho, seja por meio de bônus e gratificações financeiras ou através de meios indiretos de recompensa.

– Manutenção de Recursos Humanos: A manutenção dos recursos humanos é a área responsável pelo ciclo motivacional dos colaboradores. É sua função proporcionar condições ambientais, remuneração, recompensas e punições. Sua principal responsabilidade é reduzir a rotatividade de talentos.

– Desenvolvimento de Recursos Humanos: responsável pela identificação e desenvolvimento de potenciais talentos. A área é responsável pelo treinamento e coaching dos profissionais.

– Monitoramento de Recursos Humanos: O monitoramento visa observar os dados mais importantes sobre os colaboradores, tanto no que diz respeito aos resultados apresentados, como ao comportamento e conduta profissional.

Fonte: Porta IBC

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não