portal seguro e saúde

Saiba quais doenças o exame pré-natal pode detectar

Em:15/12/16 Por:barela

O pré-natal é indispensável durante a gestação. Esse acompanhamento e os exames serão fundamentais para que o bebê nasça saudável. Diversas doenças podem ser transmitidas da mãe para a criança durante a gravidez e essa possibilidade pode ser detectada pelo pré-natal e prevenida a tempo. Veja quais são algumas delas:

Exame Pré Natal

– Sífilis

A sífilis pode ser transmitida da mãe para a criança durante a gestação. Para evitar o contágio, é fundamental que a doença seja diagnosticada precocemente. Se não for detectada e tratada durante o pré-natal pode causar aborto, natimorto, malformações e lesões de pele, entre outras consequências, com mortalidade em torno de 40% nas crianças infectadas.

– Anemia

O hemograma é um exame comum durante o pré-natal para avaliar os componentes presentes no sangue, tais como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os glóbulos vermelhos são especialmente importantes, porque podem apontar se a gestante está com anemia.

O exame deve ser solicitado na primeira consulta da gestação, podendo ser repetido outras vezes. A falta de ferro pode provocar um parto prematuro. Quando a gestante apresentar anemia, deve ser tratada e acompanhada pelo profissional de saúde.

– Diabetes gestacional

Outra condição que merece atenção é o diabetes gestacional. O exame de glicemia de jejum indica a quantidade de glicose no sangue.

O diabetes gestacional torna a gravidez de risco e pode causar problemas de saúde no feto. A condição precisa ser diagnosticada no pré-natal para que o profissional de saúde oriente e acompanhe a gestante nos meses seguintes até o nascimento da criança.

– HIV

Durante o pré-natal, tanto a mulher quanto seu parceiro sexual precisam fazer o exame do HIV. Se o resultado for positivo, a gestante deve ser encaminhada para serviço especializado em HIV/AIDs para tratamento e acompanhamento, evitando a transmissão do vírus para a criança. As gestantes com HIV/AIDs devem ser orientadas a não amamentar, devendo receber a fórmula infantil (leite artificial), fornecida pelo serviço especializado em HIV/AIDs.

– Infecção urinária

Nem sempre a infecção urinária vem acompanhada de sinais e sintomas. Por isso, o exame de urina é tão importante. O problema pede muita atenção porque, se não for tratada, a infecção pode ir para os rins ou para o corpo todo e causar parto prematuro.

O exame de urina é solicitado já na primeira consulta de pré-natal e deve ser repetido nos outros trimestres da gestação.

– Hepatites virais B e C e para citomegalovírus

Os exames de sorologias para hepatites B e C e para citomegalovírus indicam se a mãe tem alguma dessas doenças. As hepatites virais B e C podem ser transmitidas da mãe para a criança durante a gestação. Durante o pré-natal, a gestante deve receber a vacina contra a hepatite B, prevenindo a doença. Não existe vacina para hepatite C. Quanto ao citomegalovírus, é considerado raro e pode causar malformações na criança.

Esses exames são feitos no primeiro trimestre e repetidos no terceiro trimestre da gestação. De acordo com avaliação medicado profissional de saúde, podem ser feitos mais vezes, se necessário.

Fonte: Portal Minha Vida

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não