portal seguro e saúde

Conheça hábitos que previnem a hérnia de disco

Em:23/12/16 Por:barela

A hérnia ocorre quando um órgão extravasa essa cavidade. No caso das hérnias vertebrais, como a de disco, é o núcleo do disco intervertebral que escapa de dentro do anel que o protege, comprimindo os nervos. “O resultado são sintomas como dores, formigamento e diminuição da sensibilidade dos membros inferiores ou superiores”, diz o fisioterapeuta Evaldo Bósio, da clínica de fisioterapia especializada Prime (São Paulo).

Hérnia de Disco

Abaixo, confira alguns hábitos simples para se proteger de uma hérnia.

– Mantenha a postura!

Segundo o fisioterapeuta Evaldo Bósio, manter o corpo alinhado é uma forma de prevenir hérnias. Sempre que mantemos uma postura inadequada sobrecarregamos nossa coluna, fazendo com que os discos intervertebrais sofram cargas anormais. É essa pressão a responsável pelo rompimento do disco, que vai ocasionar a hérnia.

– Atenção aos sintomas

Um dos sintomas mais comuns da hérnia de disco é o formigamento, com ou sem dor, na região da coluna. As dores serão mais comuns nos membros superiores, quando a hérnia for cervical, e nos membros inferiores, se a hérnia for lombar. “Os pacientes com hérnia de disco também podem apresentar diminuição de sensibilidade da região afetada, além de fraqueza muscular nos membros”, diz o médico ortopedista da clínica Colunar, de São Paulo, Rodrigo Junqueira Nicolau. Também pode haver alteração da temperatura do membro (que ficará quente ou frio), sensação de cansaço e dificuldade para calçar o sapato (devido à fraqueza dos dedos do pé, principalmente o dedão).

Outro tipo de hérnia é a torácica, muito mais rara. Seu sintoma mais marcante é a dor compressiva na região do toráx, também chamada de dor em faixa.

O fisioterapeuta Evaldo Bósio lembra que sempre que sentir dor, o ideal é procurar ajuda médica para o correto diagnóstico e, em seguida, iniciar o tratamento fisioterapêutico, se a indicação for essa. “A dor é um sinal de que algo está errado em determinada região do corpo ou no organismo como um todo. As dores não podem ser banalizadas ou deixadas de lado, mas sim investigadas e tratadas”, diz o especialista.

– Não abuse do salto

Segundo o médico ortopedista Rodrigo Junqueira Nicolau, não há nenhum estudo científico que relacione diretamente o uso do salto ao aparecimento de hérnias. Porém, ao calçar um sapato de salto muito alto, há um aumento da curvatura natural da coluna lombar, gerando uma hiperlordose. “Assim, poderá ocorrer maior fadiga da musculatura, além de dores na lombar. E, se houver predisposição, pode ocorrer uma hérnia”, aponta Rodrigo.

– Controle o peso

O controle do peso, dentro do IMC saudável, pode prevenir que a coluna sofra com as sobrecargas. De acordo com o médico Rodrigo Junqueira Nicolau, os músculos da barriga e das costas são responsáveis por proteger a coluna. Mas quanto maior for o sobrepeso, menor será essa proteção, deixando todo o peso do corpo a cargo da coluna.

– Cuidado ao carregar peso

Uma carga de 20 kg, por exemplo, carregada eventualmente, não provocará danos, necessariamente. Mas se essa carga for carregada por um tempo prolongado ou rotineiramente, como ocorre em algumas profissões, provavelmente machucará o disco intervertebral. Por isso, a recomendação é que ao carregar bolsas e mochila, elas não ultrapassem mais do que 10% do seu peso.

– Pare de fumar

As substâncias tóxicas presentes no cigarro provocam a diminuição dos vasos que nutrem o disco intervertebral. Assim, o disco vai receber menos nutrientes transportados pelo sangue. “Malnutridos, os discos se tornam mais suscetíveis a lesões”, explica Rodrigo Junqueira.

– Faça exercícios com orientação

Os exercícios físicos dedicados à coluna devem sempre ser orientados por fisioterapeutas ou educadores físicos. Exercícios realizados sem orientação podem causar lesões geradas pela associação de posturas erradas, levantamento de pesos e sobrecarga sobre músculos e articulações.

Os exercícios, no entanto, são benéficos quando bem executados. É importante estabilizar a musculatura do abdômen e coluna, através de fortalecimento e alongamento. Outro ponto que merece atenção refere-se aos músculos na parte de trás das pernas. Eles também precisam de alongamento para proteger a coluna.

– Evite movimentos repetitivos com sobrecarga

Para proteger o disco intervertebral, os movimentos repetitivos de flexão e extensão da coluna com sobrecarga e sobrepeso devem ser evitados. Além desses, os movimentos de rotação de tronco também exigem cuidados. Tome cuidado ao pegar algo que caiu no chão ao lado da sua cadeira, ação que associa esses dois movimentos. A forma correta de fazer o movimento é levantar da cadeira para depois abaixar, sempre dobrando os dois joelhos e mantendo a coluna reta.

– Invista na ergonomia

O conjunto de adaptações em um ambiente com o objetivo de evitar lesões e desconforto é chamado de ergonomia. Para atividades profissionais, temos sempre que ter atenção ao posicionamento de cadeiras, bancos, computadores e outros objetos da mobília. Em casa, atenção redobrada ao sofá, camas e cadeiras.

É na posição sentada que ocorre a principal pressão no disco, o que pode facilitar a hérnia. Colocar um apoio (uma almofada) no encosto da cadeira, na altura da região lombar, utilizar uma cadeira que se adapte ao seu corpo. Levantar a cada meia hora e fazer pequenas sessões de alongamento ao longo do dia, assim como adequar a altura do computador podem melhorar a postura.

– Informe-se sobre a sua genética

Existem pessoas que estão geneticamente mais propensas a desenvolver hérnias de disco. Nesses casos, o disco não consegue reter água e, com isso, pode se machucar com mais facilidade. Vários genes ajudam na construção do disco intervertebral e, atualmente, está sendo estudada a ação deles na formação desses discos. No futuro, acreditam especialistas, mapear esses genes, e os marcadores de degeneração, poderá ajudar a prevenir hérnias.

Fonte: Portal Minha Vida

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não