portal seguro e saúde

O que avaliar antes de tomar um empréstimo para a empresa

Em:28/12/16 Por:barela

Os empréstimos bancários são uma das alternativas mais comuns, às vezes as únicas, para abrir ou expandir um negócio. Porém, é necessário avaliar as possíveis vantagens e desvantagens de utilizar esse recurso. Veja algumas orientações:

Empréstimo para a Empresa

– Empréstimo é diferente de financiamento

O financiamento, ao contrário do empréstimo, tem uma destinação específica como comprar um carro ou uma casa. E, em geral, o bem financiado fica como garantia do pagamento. Já o empréstimo é um dinheiro que o banco disponibiliza para o tomador empregar como quiser e, muitas vezes, não existe um bem que garante a liquidação do contrato. Por isso, os juros são mais altos.

– Vale a pena abrir uma empresa só com empréstimo?

De acordo com o professor de finanças do Insper, George Ohanian, dificilmente é viável criar uma empresa somente com dinheiro do banco, ou seja, só com dívidas e sem capital próprio. Isso porque é praticamente impossível encontrar uma instituição que aceite emprestar todo o capital porque não estão dispostos a assumir sozinhos o risco da empreitada.

– Quais são os benefícios e as desvantagens de se pedir um empréstimo?

O primeiro passo para essa avaliação é definir a estrutura de capital da sua empresa. Ou seja, a maneira como você vai financiar suas atividades: quanto dos ativos será financiado por capital próprio ou de terceiros – os empréstimos.

De acordo com o professor da FIAP Clayton Nogueira, “mais capital de terceiros (dívida) aumenta o grau de risco do lucro; porém, pode levar a uma taxa de retorno esperada maior. Assim, existe uma estrutura de capital ótima (porcentagem de dívida versus capital próprio) que maximiza o valor da empresa.”

Então, uma vez definida a estrutura de capital da sua empresa, vejamos – ainda de acordo com Nogueira – as vantagens e as desvantagens do endividamento por meio de empréstimos.

Benefícios:

1)    As despesas com juros de empréstimos são dedutíveis do Imposto de Renda; por outro lado, no Brasil, a possibilidade de pagamento de juros sobre o capital próprio veio reduzir um pouco essa vantagem do capital de terceiros.

2)    Ao utilizar os empréstimos e pagar uma taxa de juros fixa, se o negócio da empresa for muito bem, a empresa só pagará ao credor o valor contratado como juros, ficando com o excedente com o acionista.

Desvantagens:

1)    Ao se endividar, o risco da sua empresa aumenta, e vai ficar cada vez mais difícil e caro arrumar mais dinheiro em consequência da dívida.

2)    Se as coisas não forem bem, e não sobrar dinheiro nem para pagar os juros, sua empresa pode entrar em um ciclo vicioso de dívidas que pode levar à falência. Portanto, muito cuidado!

Tudo depende, no final, de um planejamento sólido, e da análise detalhada da situação. Empréstimos são assunto muito sério, e devem ser tratados com todo o cuidado do mundo.

Fonte: Endeavor

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não