portal seguro e saúde

Como estabelecer um relacionamento saudável entre os sócios

Em:29/12/16 Por:barela

Para muitos, uma sociedade é sinônimo de desentendimentos. E muitas vezes é o que ocorre. Na verdade, conflito entre sócios é uma coisa que cedo ou tarde acaba acontecendo. A diferença é que em alguns casos isso pode ser superado e em outros, não.

Relacionamento saudável entre os sócios

A distinção entre as situações é como lidar com esses conflitos. Veja algumas orientações que tornam menos difíceis superar essas fases:

– Tenha um bom acordo entre os sócios

A primeira — e principal — medida para evitar problemas maiores deve ser tomada no início de uma sociedade: a elaboração de um amplo acordo de acionistas. Esta é a ferramenta jurídica que mais dá respaldo para desentendimentos entre sócios.

O documento deve ser elaborado no início, enquanto não existem desentendimentos.

– Governança

Muitas vezes as desavenças acontecem no campo da cultura da empresa: os sócios não conseguem alinhar a gestão a partir dos mesmos valores organizacionais. E a solução passava obrigatoriamente pela adoção de práticas de governança corporativa.

As várias regras dão sentido à rotina de um negócio. E dão mais agilidade, transparência e autonomia às atividades da empresa, independentemente do tamanho que ela tenha.

Uma dessas regras é a instituição de conselhos administrativos. Os conselhos são fundamentais para a regulamentação das operações — e, em último caso, para a implantação de uma cultura única, compartilhada por todos.

Um conselho de sócios, por exemplo, pode ajudar bastante, pois é o órgão que vai ditar as principais decisões e mitigar eventuais riscos que possam surgir em uma sociedade.

– Olhe para o futuro

Muitas vezes os gestores se ocupam com o passado do que com o caminho à frente. Os sócios não se entendem sobre o que já aconteceu e não concentram as energias nas questões do dia a dia.

Então, é fundamental deixar de lado tudo o que não diz respeito ao cotidiano. As discussões devem se ater às providências práticas: qual o modelo de gestão? Como será o modelo de negócios? Estas questões contribuem para que os sócios entendam a importância de superar as desavenças e de manter o alinhamento.

– Quando os impasses parecem não ter solução

Às vezes os desentendimentos são tão sérios que parecem não ter solução. Como última alternativa é possível recorrer a uma mediação interna ou intraorganizacional. Com isso, o processo da resolução dos impasses é conduzido por outro sócio ou por funcionários da empresa.

Mas, para que essa mediação dê certo, é indispensável que os envolvidos sejam bem capacitados. Sem treinamento, o processo pode ser visto apenas como parte da “burocracia interna”, ou como o temível “diz-que-me-diz”. Uma outra possibilidade é a mediação externa, realizada por um profissional.

Dá trabalho, exige esforços, mas vale a pena. O uso adequado da mediação pode apresentar saídas para aqueles impasses que parecem insolúveis.

– A importância da empatia

Para concluir, vale mencionar o quão fundamental é a empatia no momento de solucionar desentendimentos entre sócios. Principalmente quando o “divórcio” parece inevitável. Quando tudo parece perdido e a sociedade está naufragando, o “sentir com” pode ser a boia de salvação que todos procuram.

Porque, às vezes, só conseguimos compreender comportamentos de uma determinada pessoa se nos colocamos no lugar dela. É um exercício que requer grandeza e paciência, é verdade, mas que pode quebrar enormes barreiras em uma sociedade.

Fonte: Endeavor

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não