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A importância da pesquisa de satisfação entre os funcionários

Em:23/02/17 Por:barela

Saiba como essa avaliação pode colaborar para solucionar problemas sérios na rotina de trabalho

A satisfação dos funcionários, ou a falta dela, é um dos principais fatores de impacto nos resultados de uma empresa. O “humor” da equipe influencia o clima organizacional e os níveis de produtividade da companhia. É um ponto fundamental, portanto, que exige atenção permanente. Por isso a importância das pesquisas para medir o grau de satisfação das pessoas.

A importância da pesquisa de satisfação

Alguns sinais demonstram a necessidade urgente de entender o que os funcionários estão pensando:

– Aumento de faltas: É a manifestação mais comum de insatisfação com o emprego. Ocorre por falta de motivação.

– Atrasos e saídas antecipadas: Mesmo diagnóstico da situação anterior.

– Aumento dos pedidos de demissão: Sobretudo em período de crise e desemprego alto, se os funcionários continuam pedindo demissão é porque existe algo errado na rotina de trabalho.

– Multiplicação de afastamento e licenças médicas: É sinal de que as pessoas estão adoecendo por causa de falhas no ambiente de trabalho.

– Aumento das reclamações dos clientes: Funcionário insatisfeito trata mal os clientes.

– Queda de qualidade no serviço: Funcionário insatisfeito não se empenha nas tarefas.

– Crescimento de reclamações entre a equipe: Funcionários insatisfeitos reclamam de tudo, inclusive dos colegas.

– Um clima pesado no ar: Insatisfação torna o ambiente desagradável.

Esse tipo de avaliação, no entanto, deve ir além de simplesmente medir a satisfação. Tem que levantar informações relevantes sobre como os funcionários trabalham, qual seu envolvimento com a empresa, o que os motiva, quais suas expectativas em relação ao emprego, entre outras. Dessa maneira, o estudo revela, além da situação momentânea, o que os gestores devem fazer para melhorar o clima interno.

A pesquisa vai detectar o sentimento dos colaboradores em relação à:

– Métodos de trabalho.

– Salário.

– Chefia

– Comunicação

– Interlocução entre os departamentos

– Plano de carreira

– Relacionamento entre as pessoas

– Valorização do emprego

– Processos de decisão

– Benefícios.

– Infraestrutura para o trabalho.

– Disciplina.

– Participação.

– Higiene e segurança.

– Orientação para resultados.

A pesquisa de satisfação com os funcionários, portanto, além de medir seu grau de satisfação oferece informações fundamentais sobre a empresa e suas práticas. Informações que muitas vezes os gestores não percebem.

Veja, abaixo, algumas perguntas que podem fazer parte dessa pesquisa, lembrando que as características de cada empresa servir para a confecção de questionários exclusivos que devem ser desenvolvidos por profissionais especializados:

– Você sempre recebe as informações que necessita para fazer seu trabalho?

– Acredita que terá oportunidades de crescimento de sua carreira nesta empresa?

– Você é incentivado a contribuir para a melhoria dos processos de trabalho?

– Seu trabalho propicia sempre estar aprendendo coisas novas?

– Os esclarecimentos e orientações de seus superiores sobre suas tarefas ajudam a realizar seu trabalho?

– Seu superior o auxilia a descobrir como aprender e se capacitar?

– A empresa oferece oportunidades de treinamento para todos?

– Ter uma perspectiva de carreira o motiva a trabalhar nesta empresa?

– O ambiente da empresa facilita o relacionamento entre os colaboradores?

– Seus colegas estão sempre dispostos a se ajudarem mutuamente?

– Você confia em seus colegas de trabalho?

– Os colaboradores desta empresa têm um bom relacionamento entre si?

– Os demais integrantes da empresa o atendem prontamente quando precisa de seu auxílio?

– Em geral, seus colegas de empresa compartilham conhecimento?

– Todos os colaboradores são envolvidos na tomada de decisão?

– Acredita que o tempo que usa em sua jornada de trabalho é suficiente para cumprir suas tarefas e obrigações?

– Desejaria ter funções de maior responsabilidade?

– Você sente prazer em realizar seu trabalho?

– Você considera que seu trabalho é importante para a empresa atingir seus objetivos?

– Você sente que trabalhar nesta empresa contribui para melhorar sua vida?

– Você acredita que seu trabalho na empresa é motivo para você e sua família se sentirem seguros?

– Você se sente orgulhoso e conta aos amigos e parentes que trabalha nesta empresa?

– Ao terminar sua jornada e ir para casa, você se sente realizado profissionalmente?

– Você conhece os objetivos desta empresa?

– Você acredita que os produtos e serviços oferecidos ao mercado por esta empresa são importantes para a sociedade?

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