portal seguro e saúde

Você sabe a quais riscos sua empresa está exposta?

Em:02/03/17 Por:barela

Não existe negócio sem risco e a possibilidade de, cedo ou tarde, algo dar errado é grande

Toda empresa em atividade está exposta a riscos que podem causar prejuízos capazes de provocar sua falência e ainda comprometer o patrimônio pessoal dos sócios que, em casos extremos, podem até serem presos. E esses riscos têm probabilidade relevante de se materializarem cedo ou tarde, afinal é raro encontrar uma companhia que não tenha enfrentado dificuldades por causa de algo que acabou saindo errado, como variações de mercado, defeitos de fabricação, um acidente e até desastres naturais. As consequências para o futuro dos negócios vão depender de como os gestores se prepararam para essa possibilidade.

Riscos para a empresa

O risco é a possibilidade de perda por conta de um determinado evento. No caso das empresas significa um eventual prejuízo. Esses eventos, embora aleatórios, podem ser mapeados para que sejam prevenidos ou seus efeitos mitigados. É o que se conhece como gestão de riscos.

Desde já é preciso esclarecer que é impossível eliminar todos os aspectos incertos de uma atividade, ou seja, sempre vai existir possibilidades que estão fora do controle dos gestores como uma tempestade ou uma crise econômica. Nesses casos, a única alternativa é ter uma ferramenta que minimize os prejuízos, como um seguro, por exemplo.

Mas, inicialmente, é preciso conhecer os perigos que rondam sua empresa. Abaixo, uma classificação de riscos que pode ser adaptado aos mais variados negócios:

– Risco de Mercado – Em determinado momento as condições do mercado podem impedir o retorno esperado do investimento e fazer com que a empresa tenha um nível de endividamento inesperado. Podem influenciar para isso a queda de capacidade de consumo, taxas de juros e de câmbio, aumento da concorrência etc.

– Risco de crédito – Aumento da inadimplência dos clientes ou escassez de crédito para financiamento das atividades, como aconteceu na crise de 2008.

– Risco Legal – Responsabilidade da empresa em algum tipo de acidente, danos para o consumidor, processos trabalhistas etc.

– Risco Operacional – Falhas nos processos que provoque prejuízos para a produção e para terceiros.

– Riscos de legislação – Uma lei qualquer que aumente impostos ou até limite a comercialização do seu produto ou serviço.

– Riscos naturais – Uma inundação ou raio que atinja sua empresa.

Esses riscos são os genéricos, aplicados a praticamente qualquer tipo de negócio. Partindo deles, o gestor vai detalhar quais são exatamente as fragilidades da sua empresa. Em geral, as medidas de prevenção são melhorias nas práticas e contratação de seguros.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não