portal seguro e saúde

Planos de saúde continuam entre os benefícios mais desejados

Em:07/03/17 Por:barela

Indiscutivelmente ainda é bom para o funcionário, mas como a empresa deve fazer para também ser positivo para ela

De acordo com uma pesquisa da Michael Page, o plano de saúde divide com a participação nos lucros a preferência dos funcionários quando se trata de benefícios. O resultado é mantido mesmo quando a consulta é feita somente entre os colaboradores de alto escalão, como diretores e gerentes.

Benefícios do Plano de Saúde

Historicamente o plano de saúde mantêm-se entre os mais desejados do trabalhador brasileiro, como é natural em um país onde a saúde pública é precária e a particular, cara. Oferecer o benefício atualmente é praticamente uma obrigação da empresa na visão de candidatos a empregos. E isso pode significar ter ou não um grande talento à disposição.

É certo que o benefício colabora para a empresa ter um funcionário mais motivado e com a saúde em dia, além de diminuir o absenteísmo.

Por outro lado, o impacto dos benefícios de saúde na folha de pagamento pode ser alto, ultrapassando os 10%. “Isso acontece porque a inflação médica, que regula o aumento dos preços dos planos de saúde, é de 7 a 8 pontos percentuais acima da inflação de preços”, diz Francisco Bruno, consultor sênior da Mercer Marsh.

Para ser tão bom para a empresa quanto é para o funcionário, é indispensável ter um planejamento na hora de contratar e, depois, uma gestão permanente do benefício. O mais recomendado é ter profissionais cuidando disso, seja especialistas internos ou uma consultoria contratada.

Inicialmente é preciso identificar qual plano é mais indicado para o perfil dos funcionários com informações sobre faixa etária, sexo, região em que residem e doenças crônicas. Depois, analisar e definir qual o melhor tipo de contratação considerando os critérios de reajuste e cobertura que atenda melhor os colaboradores. Também estipular se o pagamento será integral ou com participação dos usuários.

Após, é indispensável realizar a gestão do benefício. O índice de reajuste anual imposto pelas operadoras está relacionado à sinistralidade do plano, ou seja, quanto mais os funcionários utilizarem maior será o aumento. Por isso, é necessário controle sobre o uso, incentivando a utilização responsável do serviço. Os gestores também podem avaliar a possibilidade de implantar um sistema de segunda opinião médica que, muitas vezes, evita desperdícios em procedimentos mais complexos. Por fim, é possível instituir um programa de prevenção à saúde para prevenir doenças.

A administração também vai tratar da negociação quando houver a necessidade de encerrar o contrato e conduzir eventuais disputas judiciais.

O plano de saúde, portanto, ainda é um dos benefícios com maior percepção de valor pelos profissionais de todos os escalões. Hoje, é praticamente obrigatório para a empresa ser considerada um bom local para trabalhar. Mas deve ser contratado com critério para que o resultado seja realmente positivo.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não