portal seguro e saúde

Promoção do bem-estar combate o absenteísmo

Em:09/03/17 Por:barela

O absenteísmo causado por doenças de todos os tipos gera um prejuízo relevante para as empresas todos os anos. Além da evidente queda de produção e qualidade pelo desfalque na equipe regular, as faltas recorrentes também causam impacto negativo no comprometimento dos funcionários assíduos, que acabam sobrecarregados e insatisfeitos.

Combate ao Absenteísmo

Ausências e atrasos, que formam o absenteísmo, impõem um custo direto de até 4% na folha de pagamento. O custo indireto, no entanto, é bem maior quando considerados encargos e benefícios sociais dos afastados, salários, encargos, benefícios e treinamento dos substitutos, processos burocráticos, e alterações na produção, além das despesas de recrutamento e seleção de pessoal. Absenteísmo, portanto, é prejuízo alto.

Obviamente não é possível extinguir completamente o absenteísmo, pois sempre haverá a necessidade de um funcionário se ausentar por algum motivo ou mesmo se atrasar por um imprevisto. Por isso:

– Doenças

– Acidentes

– Problemas particulares

– Dificuldades de transporte

– Insatisfação com o ambiente de trabalho

 

Clima organizacional mais agradável

A imensa competitividade que envolve todo o mercado faz com que os profissionais se desdobrem cada vez mais para entregar os resultados almejados — e a pressão para que haja melhorias é constante e crescente.

Existem muitas formas de motivar a sua equipe. Para atingir as metas, aumentar a qualidade de vida e diminuir o absenteísmo da sua empresa é traçar metas, investir na integração de pessoas e dos processos e ainda estabelecer uma política de reconhecimento para aqueles que entregarem os resultados.

 

Recompensas e benefícios

Citamos acima que a desmotivação é uma das principais causas dos altos níveis de absenteísmo nas empresas. Por isso, que tal oferecer recompensas para aqueles que ficarem um determinado período de tempo sem se atrasar ou se ausentar? Podem ser folgas agendadas, prêmios, bônus ou até chances de promoção.

O Hospital de Santa Cruz, em Curitiba, é um bom exemplo. A instituição amplia as chances de promoção de acordo com o número de atrasos e faltas. O hospital oferece também subsídios de parte da mensalidade de cursos de inglês para quem não ultrapassar o limite de faltas.

 

Comunicação ampliada

Sabemos que no ambiente de trabalho o grosso da comunicação acontece por telefone ou e-mail. O problema é que esses meios afastam os colaboradores um dos outros, os isola e os mantém distantes. Ampliar os canais de comunicação entre a equipe é uma das formas mais eficazes de construir um ambiente colaborativo e saudável.

 

Planos de carreiras claro

Todo profissional levanta para trabalhar todas as manhãs com o objetivo de conquistar espaço dentro da corporação em que trabalha. Mais do que isso, também procura evoluir constantemente. Para tanto, é muito importante compreender o caminho que deve ser trilhado para alcançar esse estado desejado e para onde direcionar as energias.

Desse modo, fica claro que um plano de carreira é algo fundamental para promover a motivação da equipe como um todo. Afinal, ninguém está disposto a se doar por algo incerto.

Esperamos que essas dicas o tenham inspirado na busca por reais soluções para combater o absenteísmo nas empresas. Uma dica final: o feedback é uma forma de orientar o profissional e conduzir seu desenvolvimento. Estabelecer uma periodicidade para reconhecer e parabenizar pelos resultados vai impactar diretamente na diminuição do absenteísmo nas empresas.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não