portal seguro e saúde

As vantagens de usar o CNPJ no plano de saúde familiar

Em:10/07/17 Por:barela

Contratar pela empresa permite escolha mais criteriosa e, em geral, oferece economia

É possível para os micro e pequenos empresários, enquadrados como MEI ou no Simples Nacional que dispõem de um CNPJ, contratarem um plano de saúde empresarial e incluir os dependentes na cobertura para substituir os planos individuais. A maioria das operadoras oferecem produtos empresariais a partir de duas vidas, que podem incluir marido, esposa e filhos como dependentes. A alternativa oferece algumas vantagens.

Atualmente, existem poucas opções de planos individuais ou familiares no mercado. Contratar pela empresa vai permitir uma escolha mais criteriosa, que realmente atenda às necessidades dos beneficiários.

A diferença que vai chamar mais atenção de início, no entanto, é o preço. Em geral, o plano empresarial vai sair mais barato e o custo individual pode cair quanto mais vidas forem incluídas. Além disso, há a possibilidade de negociar coberturas adicionais como hospitais específicos ou resgate aéreo, por exemplo. Custos e condições podem ser discutidos neste caso. Já o plano individual é um produto fechado, com preço e coberturas pré-definidos.

O microempresário tem ainda a possibilidade se juntar em um plano de saúde por adesão, ou de grupo, no qual a operadora tem um contrato com instituições de classe, um sindicato ou associação, por exemplo. Para isso, é preciso pesquisar qual a entidade representativa da atividade da empresa e aderir ao plano coletivo. Essa opção não permite negociar condições próprias, mas também é normalmente mais barata do que o plano individual e permite incluir dependentes.

A desvantagem do plano empresarial é que os reajustes não são regulados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e o aumento pode ser alto dependendo da frequência de utilização, ou seja, quanto mais usar, a tendência é que o reajuste seja maior. No caso de um tratamento complexo em um ano, por exemplo, é provável que a conta fique salgada no seguinte.

MEI

Os planos de saúde para MEI seguem as mesmas regras de todos os planos empresariais: a lei delimita quem pode e quem não pode entrar no plano; as carências devem ser reduzidas em planos com 30 vidas ou mais seguradas e é possível acrescentar e excluir vidas seguradas a qualquer tempo.

Além disso, dá para incluir dependentes e, em caso de desligamento do funcionário sem justa causa, ele pode manter o plano por um período máximo que varia de seis meses a dois anos, desde que pague o valor integral da mensalidade.

Procure uma corretora

O mais recomendado é procurar o auxílio de uma corretora para escolher a melhor opção e, no caso do plano empresarial, para fazer a gestão do plano, providência indispensável para ter controle sobre os reajustes anuais.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não