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Declare suas despesas com saúde no imposto de renda

Em:13/07/17 Por:barela

Entre os diversos benefícios oferecidos pelo plano de saúde está a possiblidade de declarar os gastos no imposto de renda e ser ressarcido

É comum ouvir as pessoas reclamando sobre os preços dos planos de saúde e, realmente, é um investimento relevante para a maioria dos orçamentos familiares, embora as alternativas sejam menos vantajosas. Entre os diversos benefícios oferecidos pelo plano de saúde está a possiblidade de declarar os gastos no imposto de renda e ser ressarcido. Veja como fazer nas diversas situações:

Plano pago pelo contribuinte

Quando a pessoa física paga pelo plano é possível abater todo o valor gasto no imposto de renda. A regra vale tanto para a modalidade individual/familiar como para a por adesão, contratado por uma entidade de classe.

Os valores dos gastos com eventuais dependentes devem ser informados à parte, mas também serão restituídos.

Plano pago pela empresa

Quando o plano é pago pela empresa, o contribuinte não deve declarar.

Plano em regime de coparticipação

A coparticipação é quando a empresa paga uma parte do plano e o funcionário arca com o restante. Neste caso, o valor ressarcido será apenas o que foi pago pelo contribuinte.

Quando a empresa desconta dependentes

Em algumas situações, a empresa, que paga pelo plano do funcionário, cobra se forem incluídos dependentes. Quando for assim, o contribuinte deve informar exclusivamente o que gastou com os dependentes e terá a restituição.

Dependentes

Existes ocasiões em que o contribuinte tem mais dependentes no plano de saúde do que na declaração de imposto de renda. A restituição, nesses casos, é restrita aos dependentes incluídos na declaração e apenas esses devem ser declarados nos gastos com plano de saúde.

Plano familiar

No caso de plano familiar, em que o marido e a esposa estão incluídos no mesmo contrato, mas fazem declarações de imposto de renda separadas, cada um deve informar somente sua parte nos gastos. É proibido que ambos declarem o valor total do plano.

Consulta particular

Além do valor gasto com as mensalidades do plano, o contribuinte também pode declarar consultas que tenha pagado diretamente ao médico.

Reembolsos

Em alguns planos, as consultas com médicos não credenciados e pagas diretamente pelo contribuinte são parcialmente reembolsadas. Essas despesas também podem ser declaradas, porém, é preciso informar o valor inteiro da consulta e o do reembolso. A dedução se dará em cima do que foi pago e não reembolsado.

 

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