portal seguro e saúde

Perfil dos funcionários influencia na escolha do plano de saúde

Em:26/07/17 Por:barela

Entender quem é o colaborador e do que ele precisa vai tornar o plano mais efetivo e econômico

Oferecer plano de saúde para os funcionários é obrigatório para empresas que prezam pela satisfação da equipe e a retenção de talentos. O benefício é um dos mais desejados e é consenso entre os profissionais de que um bom emprego tem essa vantagem.

Para a empresa, no entanto, proporcionar um bom plano exige um investimento relevante. É um item que pesa na folha de pagamento e os custos com saúde no Brasil aumentam seguidamente acima da inflação. É preciso, portanto, ter planejamento e gestão para não transformar uma ação positiva em prejuízo.

O primeiro passo para adquirir um bom plano é identificar o perfil dos funcionários da empresa. Informações sobre localidade, faixa etária, renda, doenças pré-existentes e hábitos vão colaborar na contratação e na gestão para a redução de custos.

Saber onde os funcionários vivem vai determinar a abrangência da cobertura que, às vezes, pode ser somente regional, o que diminui custos. A faixa etária ajuda a estimar a frequência de uso e a relevância dos dependentes, que vai impactar diretamente nos reajustes anuais. A renda pode indicar ser mais adequada ter um plano de saúde, que oferece reembolsos após a utilização ou viabilizar a coparticipação, quando o colaborador assume o pagamento de uma parte do valor da consulta ou do procedimento a ser realizado.

Incidência de doenças e hábitos servirão como guias para o desenvolvimento de programas de promoção à saúde. Essas ações podem envolver vacinação, estímulo às atividades físicas, alimentação saudável, antitabagismo e prevenção de diversas doenças. As iniciativas vão naturalmente diminuir a utilização do plano, e influenciar positivamente nos reajustes, e serve como argumento de negociação em novos contratos. E o fato de ter funcionários mais saudáveis contribui também para a produtividade da empresa.

Engajamento

Saber quem são e o que pensam os funcionários também será determinante para definir as melhores abordagens em programas de estímulo ao uso consciente do plano. A utilização indevida ou inadequada dos serviços é um fator relevante no aumento da sinistralidade e consequente inflação dos reajustes.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não