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Afinal, amamentar emagrece ou engorda? Até quando?

Em:14/03/16 Por:barela

Há muita discussão se a amamentação engorda ou emagrece as mães. E a resposta é que, em princípio, emagrece, mas pode engordar dependendo dos hábitos alimentares.

A produção de leite gasta muitas calorias (600 a 800 por dia, equivalente a meia hora de caminhada), o que facilita o emagrecimento. Por outro lado, provoca bastante fome e sede que, aliadas ao stress, podem causar desequilíbrio na alimentação e fazer com que a mulher engorde.

“Há vários estudos que evidenciam a perda calórica que essa ação [amamentação] produz. Mas não é possível determinar uma média de perda de peso. Isso vai depender muito dos hábitos alimentares da mãe, assim como a sua rotina de exercícios e atividades e a própria rotina de aleitamento. O comportamento emocional da mulher nesse período também pode influenciar no processo de emagrecimento”, diz o pediatra Guilherme Sargentelli, do Hospital da Criança Prontobaby.

Existem indicações de que, com uma dieta adequada, amamentar pode emagrecer uma média de 2 quilos por mês.

Alimentação

Nesta fase, é recomendado uma dieta rica e variada, com bastante frutas, cereais integrais, laticínios, legumes e verduras. E evitar alimentos industrializados e gordurosos, que não acrescentam valor nutricional para o bebê e estimulam o ganho de peso na mãe.

A nutricionista Tatiana Zanin dá as seguintes dicas:

– Pelo menos 3 frutas por dia;

– Legumes e verduras ao almoço e jantar;

– Peixe bem cozido em uma das refeições principais, como o jantar;

– Arroz, massa ou batata nas refeições principais (menos de metade do prato);

– 3 doses de lacticínios em um dia, como 1 copo de leite, 1 fatia de queijo minas e 1 iogurte, por exemplo;

– Pequenas quantidades de alimentos com carboidratos aos lanches, como 30 g de cereais, 1 pão integral, 1 pão de centeio ou 2 torradas, por exemplo.

Além disso, é fundamental na dieta durante a amamentação a mãe ingerir também uma boa quantidade de água para ajudar na produção do leite, cerca de 3 a 4 litros. Esta quantidade engloba a água presente nas frutas, sopas e sucos, mas só ela não é suficiente para produzir todo o leite de que o bebê precisa, sendo necessário beber cerca de 2 litros de líquidos, como água ou chás, por dia.

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