portal seguro e saúde

Como os benefícios da empresa se encaixam no plano de carreira?

Em:14/03/16 Por:barela

Muitos gestores ainda pensam nos benefícios da empresa como um conjunto que inclui somente plano de saúde, vale transporte e alimentação. É uma visão ultrapassada que nem de longe serve para reter os talentos e motivas as equipes. Atualmente, os profissionais esperam muito mais e provavelmente a concorrência já está oferecendo.

Nesse movimento de incrementar o pacote de benefícios ficou claro que o plano de carreira ganhou destaque nos últimos anos. Faz sentido, porque ele não promete simplesmente pagar o almoço, mas oferecer um projeto de desenvolvimento profissional que pode proporcionar um futuro melhor para o profissional e sua família. O que tem mais valor? Para a empresa também é vantajoso, pois esse benefício supõe contrapartidas mais relevantes para os objetivos da organização.

Basicamente, o plano de carreira estipula o caminho que cada funcionário vai percorrer dentro de uma organização. Ele determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição.

O grande atrativo é ser um mecanismo objetivo, funcionando praticamente como um contrato que determina claramente o comportamento esperado das as partes e as conjunturas necessárias para as evoluções possíveis. É um instrumento que, antes de tudo, cria um compromisso e, afinal, é isso que os empregadores anseiam nos colaboradores: comprometimento.

“Assim, ao mesmo tempo em que o seu funcionário perseguirá seu desenvolvimento profissional, ele também estará se capacitando para desempenhar melhor as funções que lhe são dadas dentro da empresa”, resume a Endeavor Brasil.

Como fazer?

As estruturas dos planos de carreira variam de empresa para empresa, mas algumas orientações aplicam-se à maioria dos casos:

– Pensar sobre o futuro: É necessário saber quais são os objetivos e sonhos do seu funcionário. Como ele se vê em 3 anos? Que cargo gostaria de ocupar? É provável que ele não esteja preparado para a responsabilidade que almeja. É nesse ponto, justamente, que a empresa pode entrar com o plano de carreiras, criando um terreno fértil para que o funcionário desenvolva novas competências.

– Identificar pontos fortes e fracos: o próximo passo é identificar em cada um os seus pontos fortes e fracos, e elencar tudo aquilo que precisa ser trabalhado.

– Trabalhando forças: É muito mais fácil potencializar habilidades que você já tem, do que desenvolver novas habilidades. Isso deve ser levado em consideração no momento de pensar um plano de carreira.

– Estabelecendo metas: as metas são importantes para o funcionário conseguir alcançar seus objetivos. Lembra do primeiro item? A partir da resposta para a pergunta: “Onde você quer estar em 3 anos? ”, é preciso estabelecer metas tangíveis e prazos.

Capacitação

Um programa bem estruturado, além de prever o desenvolvimento das competências, também oferece recursos para que os funcionários se desenvolvam. Nesse sentido, a empresa pode oferecer:

– Ensino a distância – é uma estratégia na qual o aluno é o principal responsável pelo seu aprendizado; por isso, recomenda-se um acompanhamento por parte da empresa ao longo do processo.

– Cursos presenciais – é a forma de treinamento mais recomendável para a implementação de uma nova plataforma ou de um novo equipamento, por exemplo. Assim o colaborador poderá demonstrar, na prática, que apreendeu os conceitos ensinados.

– Coaching – é por meio do coaching que seus colaboradores podem se tornar mais confiantes, acessando técnicas e metodologias para crescerem individualmente e para se desenvolverem como líderes.

– Mentoring – assim como o coaching, o mentoring também consiste em uma técnica de treinamento que você deveria considerar em seus processos. Segundo a especialista Sandra Betti, da MBA Empresarial, um mentor nos ajuda a sermos pessoas melhores não apenas nos negócios, mas na vida.

Fonte: Endeavor Brasil

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não