portal seguro e saúde

Como empresas de saúde diminuem os próprios custos com o plano de saúde dos funcionários

Em:23/11/17 Por:barela

Hospitais e até operadoras de planos de saúde estão preocupadas com os custos dos planos dos funcionários e tomam medidas para economizar. Sua empresa pode fazer o mesmo

Uma matéria do Valor Econômico, publicada em 08 de novembro, revelou que os custos com os planos de saúde dos funcionários estão preocupando até as próprias responsáveis pelo serviço, como hospitais e as próprias operadoras de planos de saúde. Diante disso, iniciaram ações internas para economizar. Todas com foco em prevenção de ocorrências mais graves e combate ao desperdício, como exames em duplicidade e outros procedimentos desnecessários.

“Não éramos o melhor exemplo. Nossa taxa de sinistralidade era alta. Sabe aquele ditado: casa de ferreiro, espeto de pau? “, diz Catia Porto, vice-presidente de capital humano do UnitedHealth Group Brasil, dona da Amil, ao jornal. A operadora mudou o formato do convênio médico oferecido aos seus 40 mil funcionários e 20 mil dependentes. Todos tiveram um “upgrade” do plano de saúde, mas passaram a pagar uma coparticipação de 20% do valor do procedimento médico, cuja quantia não pode ultrapassar 5% do salário. Porém, o funcionário que aderir ao programa de promoção à saúde da empresa não paga a coparticipação. Para facilitar a adesão, a Amil instalou ambulatórios dentro dos escritórios para os colaboradores manterem os cuidados com a saúde em dia.

Já uma conta de R$ 73 milhões com o plano de saúde dos funcionários assustou o Hospital Albert Einstein. Para atenuar, a empresa investiu na construção de duas unidades para atendimento exclusivo dos funcionários, privilegiando a atenção primária e, nos casos mais complexos realizados em outros hospitais, destacou um profissional próprio para acompanhar os procedimentos. Nos primeiros nove meses do ano, o custo do plano de saúde caiu 6,2%, o que representa uma economia de cerca de R$ 4,5 milhões.

Esses são exemplos de boas práticas de gestão do plano. O know how e apoio para implantar ações dessa natureza na sua empresa podem ser adquiridos com uma administradora de benefícios ou as melhores corretoras. São medidas fundamentais para gerar economia, mas precisam de atenção especializada.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não