portal seguro e saúde

Mudanças na Lei podem tornar os planos de saúde mais baratos

Em:30/11/17 Por:barela

Nova legislação prevê mais equilíbrio financeiro para o setor. Com isso, você ou sua empresa podem ser beneficiados

Está em discussão no Congresso uma nova Lei para os planos de saúde. A proposta pretende atualizar as regras para oferecer mais equilíbrio financeiro ao setor de saúde suplementar e aumentar a oferta de produtos para os consumidores. Caso esses objetivos sejam alcançados, os reajustes do plano de saúde empresarial podem ser menores em curto prazo.

O projeto tem a principal finalidade de tornar o setor mais sustentável financeiramente. Atualmente, os gastos assistenciais têm aumentado em um ritmo em que o fluxo de caixa das operadoras não está sendo capazes de acompanhar, ou seja, não é mais possível repassar essa conta para as mensalidades dos clientes, que já estão pagando caro pelo plano.

Dessa maneira, as mudanças buscam economia ou uma nova distribuição de custos para tornar o plano de saúde mais barato. Nesse sentido, a autorização para o reajuste para beneficiários com mais de 60 anos (hoje proibido) vai dar um fôlego ao sistema e parcelar esse último reajuste para o cliente, que tinha que arcar com um aumento severo (por ser o último autorizado pela lei) quando completava 59 anos. Com as pessoas vivendo cada vez mais, é uma atitude lógica.

É importante lembrar que a faixa etária é um dos principais fatores para o cálculo do reajuste. Portanto, empresas com funcionários completando 59 anos poderão ter um reajuste menor com o parcelamento.

Outra ação que visa economia no sistema é que nas cirurgias que exijam a implantação de órteses e próteses, a operadora vai passar a indicar os fornecedores para o profissional de saúde escolher. Atualmente, o plano de saúde não tem controle sobre a compra desses materiais, o que impedia estratégias de economia como a compra em escala e facilitava fraudes.

Essas duas iniciativas, entre outras, podem contribuir para minimizar o impacto da chamada “inflação médica” no preço dos planos de saúde e tornar os reajustes menos impactantes.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não