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Venda de planos de saúde pela internet tem regulamentação da ANS

Em:02/01/18 Por:barela

Negócio é reconhecido oficialmente e oferece segurança ao consumidor.

As compras pela internet seguem em crescimento acelerado. De acordo com pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), elas vão superar as vendas feitas pelas lojas físicas neste natal. Para a economista-chefe do SPC, Marcela Kwauti, o crescimento do comércio eletrônico é uma tendência. “A internet vem ganhando espaço e isso não tem volta”.

E esse novo hábito do consumidor brasileiro não está limitado a produtos. Os serviços também ganham a cada dia mais espaço no comércio eletrônico, inclusive os planos de saúde. Essa tendência estimulou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a regulamentar esse tipo de comércio.

Pelas regras, as operadoras, administradoras de benefícios e corretoras que optarem por os planos pela internet deverão seguir o mesmo padrão quanto à divulgação de informações sobre os produtos e os documentos necessários para a transação. Os prazos para conclusão do processo de compra e para a realização de perícia ou entrevista qualificada – se necessárias – também foram determinados na legislação.

De acordo com a agência, o a venda on-line é uma evolução do mercado por causa da ampliação das possibilidades de escolha – já que o interessado poderá navegar pelos portais de diversas empresas antes de se decidir pela compra e a contratação pode ser feita com mais comodidade e economia de tempo.

“A compra remota facilita a pesquisa dos planos disponíveis e a comparação de preços. É uma realidade nos dias de hoje para o consumidor que quer agilidade, autonomia e facilidade. Acima de tudo, a normativa da ANS disciplina a prática e assegura a proteção do consumidor, garantindo que as empresas que optarem por essa modalidade de comercialização deverão fornecer todas as informações necessárias ao futuro beneficiário”, explica Martha Oliveira, diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS.

Vantagens para os corretores

Se é bom e seguro para o consumidor, para o corretor também é uma grande vantagem. De início, pela internet ele é capaz de atingir um público infinitamente superior àquele que alcançava por meio de telefonemas ou visitas. Nem dá para comparar o potencial de alcance entre os meios. E, além da quantidade, com boas estratégias de relacionamento on-line o profissional tem a possibilidade de qualificar o público, falando com agentes, que, de outras formas, seria incapaz de abordar.

A venda pela internet também diminui custos e burocracia. Formulários eletrônicos permitem o preenchimento em minutos de documentos que, com papel e caneta, levam uma eternidade. Este formato também previne erros que podem anular o processo e oferece mecanismos de organização e arquivo que evitam extravios e facilitam a gestão.

E, principalmente, o relacionamento com o cliente pela internet elimina despesas com correio, deslocamentos e ligações telefônicas.

Por conta de todos esses benefícios, para quem compra e para quem vende, a venda on-line de planos de saúde é uma tendência que veio para ficar.

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