portal seguro e saúde

Parto humanizado deve respeitar expectativa e considerar a saúde da mãe e do bebê

Em:22/01/18 Por:barela

O respeito à mulher e à realização de um pré-natal de qualidade são fatores essenciais na busca por um trabalho de humanização do parto e do nascimento do bebê. Seja normal ou cesariana, o ambiente precisa ser colaborativo e envolver a participação de médicos obstetras, enfermeiras, doulas e outros profissionais, com a mulher sempre participando das decisões. A presença de um acompanhante escolhido pela mulher também deve ser garantida e está prevista em Lei. Mas a maioria das gestantes não busca esse ambiente equilibrado para o momento do parto.

De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o índice de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar atinge mais de 80% dos casos e a chegada do período de festas (Natal, Ano Novo e Carnaval) registra um crescimento no número de partos cirúrgicos marcados. “Entre dezembro e fevereiro, é possível observar o aumento do número de agendamentos desnecessários de cesáreas devido aos feriados de Natal, Ano Novo e Carnaval, por isso é importante que a ANS reforce a campanha de conscientização ao estímulo ao Parto Adequado”, explica o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Rodrigo Aguiar.

Em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), a ANS lidera uma nova etapa do Projeto Parto Adequado, cujo objetivo é sensibilizar gestantes e profissionais de saúde a evitarem o agendamento de cesarianas. A iniciativa tem como objetivo lembrar sobre os riscos causados pela antecipação do nascimento de bebês, fora do trabalho de parto, sem que eles deem sinal de que estão prontos. Seja normal ou cesariano, o parto humanizado deve respeitar as expectativas da mulher e levar em conta as condições de saúde dela e do bebê.

O trabalho da ANS funciona desde 2015 e conta com a adesão das principais operadoras e seguradoras de planos de saúde do Brasil como Amil Assistência Médica, Bradesco Saúde S.A, Golden Cross, Notre Dame Intermédica Saúde S.A, SulAmérica Companhia de Seguros Saúde, entre outras. Referência no mercado de venda de planos de saúde suplementar, a Barela conta com consultores capacitados e o melhor pós-venda do mercado para oferecer a melhor opção aos clientes interessados nos planos das operadoras e seguradoras envolvidas no projeto do parto humanizado. No entanto, é importante lembrar às mulheres que pretendem ter uma gravidez planejada sobre a carência para este tipo de procedimento, que é de 300 dias em todas operadoras.

O Projeto Parto Adequado foi iniciado em 2015 e ajuda a identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, reduzindo o número de cesarianas desnecessárias. O projeto está em sua Segunda Fase, que será concluída em maio de 2019. Nesta etapa, participam hospitais e operadoras de todo o país. Foram selecionadas 136 maternidades e 68 operadoras de planos de saúde que manifestaram interesse em atuar como apoiadoras do projeto. Números que mostram o crescimento da iniciativa, já que a Fase 1, também denominada “piloto”, contou com a adesão de 35 hospitais. Ao longo de 18 meses, foram alcançados resultados transformacionais, pois os hospitais piloto protagonizaram a criação de um novo modelo de assistência materno-infantil para o Brasil e evitaram a realização de 10 mil cesarianas desnecessárias.

Nas redes sociais, a Agência e as entidades parceiras divulgam informações importantes sobre o nascimento no tempo certo. Entre os benefícios do parto normal, que são abordados de forma explicativa na campanha, destacam-se: menor risco de complicações para a mãe e o bebê decorrentes da cirurgia, indução ao aleitamento materno, devido à liberação de hormônios que facilitam o início da amamentação, contato imediato entre mãe e bebê, estimulando a interação materna, preparação do bebê para o ambiente externo, com maior amadurecimento do pulmão e contato com as bactérias benéficas da mãe, reduzindo a incidência de doenças infantis; recuperação mais rápida do útero e do corpo da mulher.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não