portal seguro e saúde

Hipertensão e hábitos alimentares pouco saudáveis aumentam risco de acidente vascular cerebral

Em:26/02/18 Por:barela

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das doenças mais comuns atualmente. Segundo especialistas, a cada cinco segundos, alguém tem um AVC no mundo. Esse cenário posiciona a doença como a segunda causa de morte e primeira causa de incapacidade na vida das pessoas, no mundo. Os idosos e as pessoas com problemas de saúde como pressão alta (hipertensão) e diabetes são mais vulneráveis ao AVC. Fatores ligados ao estilo de vida como alimentação, tabagismo, bebidas alcoólicas e falta de atividades físicas podem elevar o risco.

A Organização Mundial da Saúde estima que 16 milhões de pessoas, no mundo todo, são atingidas por Acidente Vascular Cerebral anualmente. De acordo com associações especializadas, o AVC é uma insuficiência neurológica que atinge o sistema nervoso e a circulação cerebral, provocando redução do oxigênio nas células dessa área e causar até mesmo a morte delas.

A doença ocorre quando há algo errado no fluxo sanguíneo, chamado de sistema vascular. As duas causas principais são estreitamento das artérias (endurecimento ou enfraquecimento dos vasos sanguíneos) ou engrossamento do sangue. Divido em dois tipos, o derrame é classificado em isquêmico e hemorrágico. O Acidente Vascular Isquêmico é provocado por uma obstrução brusca de uma ou mais artérias, deixando uma determinada área do cérebro sem circulação sanguínea. O hemorrágico, por sua vez, é motivado pelo rompimento da artéria.

Além do estilo de vida, pancadas na cabeça ou má formação genética de vasos na região também podem provocar o AVC. A doença não tem cura, mas pode ser prevenida em grande parte dos casos. Quando ocorre, existem tratamentos que contribuem para reabilitação e na redução das sequelas. A reabilitação com fisioterapia, que ajuda a recuperar a parte motora e desenvolver os movimentos, terapia ocupacional para estimular adaptações de ambiente e utensílios e atividade física sob orientação do educador físico são essenciais nesse processo. Outros fatores como nutrição e sessões de fonoaudiologia ajudam o paciente a se comunicar e se readaptar a rotina diária.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não