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Gestão eficiente da rede de contatos aumenta oportunidades de negócios ao empreendedor

Em:26/03/18 Por:barela

O bom relacionamento com profissionais ligados à área de atuação da empresa pode ser determinante para a expansão de pequenas e médias empresas, também conhecidas como PMEs. De acordo como Sebrae, o compartilhamento de experiências, indicações, serviços e informações pode ser um diferencial competitivo para os empreendedores, e até mesmo uma alternativa em momentos de crise. Porém, é importante esclarecer que o popularmente chamado “networking” não pode ser simplesmente determinado por quantidade, mas por qualidade.

A Endeavour Brasil esclarece que, para o empreendedor desenvolver e gerenciar uma boa rede de contatos profissionais, é necessário se preocupar em escutar e focar a sua atenção em pessoas em quem você vê potencial de relacionamento futuro, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou funcionário. A força e a longevidade da sua rede de contatos dependem da qualidade das conexões estabelecidas e não da quantidade de pessoas que está nela. Em uma palestra, conferência, cursos e outros eventos que favorecem o networking, busque um envolvimento com pessoas novas, ao invés de se manter em grupos conhecidos.

Para Marcelo Massensini, analista da área de Acesso a Mercados do Sebrae Minas, o sucesso das conexões vai depender da qualidade do relacionamento a ser estabelecido com profissionais de áreas relacionadas ao negócio, prestadores de serviço, clientes e até mesmo concorrentes, que em muitas situações podem ser parceiros importantes do negócio. Para isso, o órgão criou o Café com Vendas, em que os empresários mineiros participam de cinco encontros semanais que incluem capacitações e momentos de troca de cartões e apresentação de suas empresas para os outros participantes. A ação ajuda a aumentar a rede de contatos e, muitas vezes, colabora para o crescimento das vendas dessas empresas.

Outra iniciativa é o Giro de Mercado, explica Massensini. O objetivo é promover a troca de experiências e gerar negócios entre os empresários. A metodologia consiste em três mesas de discussão sobre assuntos relacionados à gestão e vendas. Cada mesa temática possui, em média, 10 empresários e um mediador. Após 30 minutos de discussão, as mesas são reorganizadas e os participantes vão para o próximo assunto, conhecendo outros potenciais clientes e parceiros. “Cada participante tem a oportunidade de apresentar sua empresa para cerca de 30 empresários. Se cada um indicar seus produtos ou serviços para três pessoas da sua rede de contatos, essa empresa terá 90 potenciais novos clientes”, analisa.

Marcelo Romcy, Empreendedor Endeavor da Proteus, costuma contar uma história que representa bem esse poder que a rede tem de abrir portas. No caso da Proteus, a rede que ele construiu, o ajudou até a abrir uma nova unidade de negócio. “O conselheiro de um cliente nosso também era conselheiro de uma empresa árabe. Por gostar do nosso trabalho, ele acabou nos conectando com o empreendedor dessa empresa. Falamos com ele por telefone uma vez, fechamos negócio e ele se tornou o nosso primeiro cliente em Dubai. A partir daí, ele nos indicou a outros clientes da região. Essas indicações influenciaram diretamente nossa estratégia de expansão, a ponto de decidirmos abrir um escritório em Dubai tempos depois. E tudo isso só foi possível porque uma pessoa nos conectou a outra, que nos conectou a outra.”

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