portal seguro e saúde

Aprenda como elevar a produtividade coletiva da equipe sem perder a eficiência

Em:16/04/18 Por:barela

Aquela expectativa inicial em relação à viabilidade do seu negócio chegou ao fim e finalmente a sua empresa começou a crescer e a contratar mais pessoas. No entanto, a conta nunca bate e o número de horas disponíveis no dia parece cada vez menor em relação ao volume de tarefas a cumprir. Muito cuidado: a sua empresa pode ser mais uma vítima dos “ladrões de tempo”. Este é o nome dado a práticas comuns que geram pouco valor e podem consumir até quatro horas e meia por semana. Em outras palavras, você está perdendo dinheiro.

Tomar decisões precipitadas e optar pelo caminho aparentemente mais fácil, como simplesmente ampliar a equipe, pode até mesmo agravar o problema. É por isso que Jeff Bezos, CEO da Amazon, tem a famosa “Regra das Duas Pizzas”, em que as equipes deveriam ter um tamanho suficiente para se alimentarem apenas com duas pizzas. A ideia, portanto, é que os grupos ou departamentos variem de quatro a oito pessoas, no máximo. Além de criar um ótimo nível de interface entre as pessoas, esse número permite ao líder exercer uma gestão mais próxima e acompanhar o desenvolvimento individual, oferecendo feedbacks e observando os gargalos que impedem o fluxo do trabalho.

O papel do empreendedor é fazer uma reflexão sobre as batalhas que sua empresa precisa vencer para alcançar o objetivo principal, que é o sonho grande da companhia. Repare bem na agenda dos seus colaboradores: quanto tempo o time de Vendas gasta efetivamente vendendo? Quantas horas as áreas passam planejando e alinhando, em comparação ao tempo que passam produzindo? Existe um volume de trabalho administrativo que consome um tempo valioso das pessoas? Pequenas burocracias internas, atualizações de sistema, processos manuais que poderiam ser automatizados e reuniões podem roubar a energia e o tempo dos colaboradores, deixando pouco espaço para um trabalho criativo e eficiente.

Fonte: Adaptado a partir de conteúdo da Endeavor Brasil

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não