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Pensar na fonte de receita antes da estratégia do produto ou serviço pode ser fatal para o negócio

Em:14/05/18 Por:barela

Quando uma empresa cogita criar ou aperfeiçoar um produto/serviço para torna-lo mais digital e inovador, mesmo com 40 anos de mercado, pode sofrer igual a qualquer startup. Especialistas observam que o ideal é que o processo siga a ordem produto > estratégia > modelo de negócios (como obter a receita). Porém, um dos erros que os empreendedores costumam cometer com frequência é se concentrar antecipadamente no modelo de negócios.

“Seguir para o modelo de negócios antes de encontrar produto e mercado que se encaixam é o pior que você pode fazer pela sua futura empresa”, afirma o investidor Fred Wilson, em artigo publicado pela Endeavor Brasil. Ele esclarece que definir o produto significa encontrar o mercado em que ele se encaixa. “Não é necessariamente a mesma coisa que o lançar produto. Quer dizer chegar a um ponto em que o mercado o aceita e exige mais dele”, analisa.

Um dos exemplos mais bem-sucedidos neste quesito é o Twitter. Wilson lembra que, em 2009, o serviço da plataforma tinha encontrado o encaixe do produto com o mercado e o time voltou suas atenções para o modelo de negócios. Surgiram ideias sobre contas de usuários pagas, sistema de inscrições e várias outras alternativas. Ao mesmo tempo, um dos co-fundadores estava articulando a estratégia que tornaria o Twitter uma “rede de informações que pessoas usam para descobrir o que importa para elas”.

A proposta final exigia trazer o máximo de fontes de informação para o Twitter e o máximo de usuários acessando a plataforma. Tudo convergia no tamanho da rede. Então, a estratégia também exigia um modelo de negócios que mantivesse o serviço gratuito e aberto a todos. Isso levou ao modelo “promoted suite” – batizado por eles mesmos, inclui recursos de tweets e trends patrocinados. O Twitter executou muito bem a ordem produto > estratégia > modelo de negócios.

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