portal seguro e saúde

Delegar atividades ou funções com eficácia exige foco total do empreendedor

Em:18/05/18 Por:barela

O ato de delegar é uma das mais importantes habilidades que precisam ser desenvolvidas pelo empreendedor. O processo de compartilhar tarefas e responsabilidades tem início logo que o negócio toma corpo, no ato da contratação de um novo colaborador. Para Fabio Di Giacomo, fundador da empresa de coaching UM%, muita gente se confunde e passa a acreditar que delegar é passar a responsabilidade. “Essa postura pode levar à armadilha de ‘delargar’. Por exemplo: eu passo a responsabilidade e depois eu cobro. Ora, quando transferimos uma tarefa para um colaborador, não deixamos de ser responsáveis por ela”, diz ele, em entrevista ao portal Endeavor Brasil.

Para evitar a armadilha de simplesmente se omitir após uma tarefa ou função delegada a terceiros, é importante que o empreendedor siga três passos:

1 – Ser claro em relação à tarefa a ser delegada. O mais importante é não deixar margens para dúvidas, pois pode ser que a atividade realizada pela pessoa não atenda ao objetivo proposto e você pode dizer: “Não era bem isso que eu queria ou estava pensando”.

2 – Saber definir a pessoa certa para a tarefa. É importante evitar o erro de escolher quem está mais disponível. Ao não selecionar o colaborador mais preparado, há o risco de não atingir o resultado esperado e ainda desmotivar quem foi escolhido equivocadamente.

3 – Informar quais são os recursos e os limites. O colaborador precisa saber os seus limites, onde pode atuar, quais suas limitações ou regras. Por exemplo: seguir os valores da empresa, as leis, ter um orçamento definido, o tamanho do time que a pessoa terá à disposição etc.

Deixar tudo isso claro é fundamental para que o seu processo de delegação tenha margens menores para erro.

Comentários

Solicite seu
Orçamento Online

Solicite um orçamento online dos produtos comercializados pela Barela de modo simples e prático. Preencha os campos ao lado e envie o seu pedido. Em breve, nossa equipe entrará em contato.

  • 20 anos de experiência de mercado.
  • As maiores operadoras e seguradoras nacionais.
  • 500 mil clientes entre empresas e pessoas físicas.
  • Sim Não