Aedes Aegypti: meses de novembro a maio são os mais perigosos

 em Dicas de Saúde, Para Você

O combate ao Aedes aegypti nunca para, mas é no verão que a batalha contra o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya se intensifica. Isso porque a estação é a mais propícia para a proliferação do mosquito, por conta da combinação do calor com as chuvas típicas do período.

Aedes aegypti: prevenção e Proteção

  • Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
  • Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
  • Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
  • Não tome qualquer medicamento por conta própria.
  • Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Aedes aegypti: informação

  1. Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde.
  2. Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.
  3. Se não deseja engravidar: busque orientação médica sobre métodos contraceptivos.

Segundo o Ministério da Saúde, o período de novembro a maio é considerado epidêmico para a Dengue, Zika e Chikungunya. A boa notícia é que o número de casos vem caindo: dados nacionais apontam redução nas três doenças transmitidas pelo Aedes, entre janeiro a outubro de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017.

Ainda assim, segue a recomendação para que todos façam sua parte na hora de combater o Aedes. A melhor arma é a prevenção, por isso, o Ministério da Saúde mantém no ar uma campanha que, entre suas ações, estimula a população a não só fazer a sua parte, como também se reunir e promover mutirões de limpeza em casas e ruas para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Neste material produzido pela It’sSeg – nossa marca que atua na gestão de benefícios para grandes empresas-você confere tudo sobre o Aedes aegypti e as doenças causadas por ele, bem como se prevenir da picada do mosquito.

Você sabe o que faz um terapeuta ocupacional?Dia da Não Violência: homenagem ao líder pacifista Mohandas Gandhi