Atividade física e saúde: saiba como manter uma vida saudável

 em Dicas de Saúde, Para Você

Abril é o mês em que reforçamos a importância da atividade física e saúde na manutenção do bem-estar. É por meio dos exercícios, aliás, que evitamos o sedentarismo – considerado o mal do século e que, hoje, atinge quase metade da população brasileira.

O sedentarismo está associado ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Somando-se a má alimentação, potencializa os riscos de obesidade e de todas as doenças decorrentes dessa combinação perigosa.

Para combater o sedentarismo, basta separar ao menos uma hora do seu dia para realizar exercícios físicos. Se a sua rotina é apertada, saiba que se você se exercitar pelo menos três vezes na semana, por exemplo, pode alcançar os seguintes benefícios:

– Aumento da disposição por meio de hormônios que geram bem-estar e autoestima
– Redução do colesterol, glicose e o risco de doenças cardíacas e respiratórias
– Melhora da coordenação motora e equilíbrio, metabolismo, fortalecimento dos músculos, articulações e imunidade
– Prevenção de doenças, como câncer, Alzheimer e Parkinson.

Atividade física e saúde: agentes para redução de estresse

Você sabia que pessoas fisicamente ativas afirmam que manter o corpo em movimento por meio de atividades físicas é a melhor opção para manter o equilíbrio psicológico e o bem-estar do corpo.

Dentre as principais mudanças obtidas com atividades fisicas rotineiras trás benefícios contra ansiedade e depressão, mais autoconfiança e maior capacidade de lidar com o estresse doméstico e profissional.

Não se sabe quão frequentemente esses benefícios ocorrem quando pessoas sedentárias passam a se exercitar, tampouco há qualquer conhecimento a respeito de como elaborar um programa de exercícios para aumentar ao máximo os efeitos psicológicos positivos.

Além disso, ainda não foi estabelecido se há ou não uma base biológica para a melhora dos sintomas relativos ao estresse. As explicações propostas são a redução nas catecolaminas circulantes produzidas pelo exercício e o aumento agudo nas betaendorfinas, que ocorre após o exercício rigoroso.

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