Como evitar o alto consumo de açúcar?

 em Dicas de Saúde, Para Você

Você sabia que o brasileiro tem o consumo de açúcar muito elevado, os dados indicam que nós brasileiros consumimos 50% a mais de açúcar do que o recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Isso significa que, em média, 18 colheres de chá do produto são ingeridas a cada dia que passa (o que corresponde a 80g de açúcar/dia), quando o recomendado seria até 12 colheres.

E é claro que esse alto consumo impacta no aumento de doenças crônicas não-transmissíveis. Na última década, por exemplo, o diabetes cresceu 54% nos homens e 28,5% nas mulheres, enquanto que a obesidade subiu 60%.

Mas, como evitar o alto consumo de açúcar? O primeiro passo é adotar atitudes simples, porém firmes, como tirar o açúcar das bebidas – café, sucos, chás. Claro que tudo varia de pessoa para pessoa, mas em média três meses é tempo suficiente para se adaptar aos novos sabores e não sentir a saudade do açúcar.

Esta atitude simples é capaz de desencadear uma série de mudanças no nosso corpo, em especial nas nossas papilas. Inclusive, começamos e comer menos gordura – isso porque, quando começamos a sentir sabores, a gordura atrapalha e, sem perceber, comemos menos queijo, leite, achocolatados, doces brancos etc.

Problemas causados pelo consumo de açúcar excessivo

O consumo frequente de açúcar aumenta as chances de ter problemas como:

  • Cáries nos dentes;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Colesterol alto;
  • Gordura no fígado;
  • Câncer;
  • Gastrite;
  • Pressão alta;
  • Gota;
  • Prisão de ventre;
  • Diminuição da memória;
  • Miopia;
  • Trombose;
  • Acne.

E também  o açúcar fornece apenas calorias vazias para o organismo, pois ele não contém vitaminas nem minerais, que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação. Além do vício, o excesso de açúcar também prejudica a memória e dificulta o aprendizado, o que leva a uma diminuição do rendimento nos estudos e no trabalho.

A recomendação de consumo de açúcar por dia é de 25 g, o que equivale a uma colher de sopa cheia, mas o ideal é evitar ao máximo a ingestão desse alimento, pois o corpo não precisa dele para funcionar bem.

Além disso, deve-se preferir o consumo de açúcar mascavo ou de mel, pois contêm mais vitaminas e minerais que o produto refinado, sendo menos prejudiciais à saúde.

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