Como mudar a cobertura do plano de saúde

 em Para Você

Mudar a cobertura do plano de saúde durante a crise pode mudar minha situação financeira?

Uma das soluções para quem precisa cortar gastos durante a crise econômica, sem abrir mão do plano de saúde, é fazer o downgrade de categoria. Em vez de cancelar, você muda o plano para um padrão abaixo dentro da mesma operadora.

O contrário também pode ser feito, ou seja, você pode solicitar o upgrade do plano de saúde, aumentando sua rede credenciada por um reajuste no valor da mensalidade.

Como o vínculo com a operadora é mantido, não é preciso cumprir novos prazos de carência, cobertura parcial temporária ou preencher o questionário de saúde novamente. No caso do downgrade, o beneficiário deixa de ter acesso a alguns hospitais, clínicas e laboratórios de alto custo e passa a receber as mensalidades com o valor reajustado.

Como solicitar a migração de plano

A migração do plano de saúde pode ser solicitada por beneficiários de planos individuais, familiares ou coletivo por adesão (contratados por meio de entidades de classe, sindicatos, etc), após 12 meses de contrato.

Com a alteração, você passa a ter acesso à rede credenciada da nova categoria. Também é possível alterar a abrangência geográfica e o tipo de acomodação.

Os tratamentos que estavam em andamento continuam assegurados, apenas não poderão ser realizados nos locais que deixaram de ser credenciados por causa do downgrade.

Para fazer a troca é preciso realizar um pedido formal à operadora, que irá analisar a solicitação. Avalie as condições com calma, principalmente cláusulas que tratam de reajuste e políticas de reembolso. Se tiver um médico ou hospital de preferência, verifique se ele faz parte da nova rede credenciada.

Você sempre pode contar com a ajuda de um consultor de planos de saúde para avaliar as condições do contrato e encontrar soluções que atendem melhor sua realidade. Envie uma mensagem para os consultores da Barela e entraremos em contato!

Leia também:

Três dicas para trocar de plano de saúde sem dor de cabeça

A sua realidade hoje é a mesma de quando você contratou o plano de saúde?

Três dicas para trocar de plano de saúde sem dor de cabeçaSeguro de vida individual: conheça as coberturas