Dia do obstetra: curiosidades e informações

 em Dicas de Saúde, Para Você

Você sabe o que é um médico obstetra? Ele é o profissional responsável que lida diariamente com aspectos patológicos e fisiológicos, o obstetra realiza consultas, orienta e aconselha a mulher e familiares ao longo do período gestacional, realiza o parto e cuida da mulher e da criança durante o período de repouso e retorno da mulher para sua nova rotina como mãe e tratamento do seu corpo após o procedimento do parto. Devido a essa grande contribuição para nossa sociedade no dia 12 de abril, comemoramos o Dia do Obstetra, homenageamos o profissional que acompanha a mulher durante toda a gestação, incluindo o parto e o pós-parto, garantindo assim a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê. E como acontece nos últimos anos, a data serve também para acendermos o alerta quanto à importância de se promover o parto normal e a redução do número de cesarianas desnecessárias.

Dia do Obstetra: últimas atualizações da OMS

Nas últimas décadas, o Brasil vivenciou uma mudança no padrão de nascimento, em que as operações cesarianas se tornaram a via de parto mais comum, o que contraria a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 15%. Por aqui, 55,6% dos 2,9 milhões de partos realizados anualmente são cirúrgicos, sendo que, na saúde suplementar, essa distorção é ainda maior: 83% dos partos são cesáreos – os dados são de 2017.

Deve-se ressaltar que, quando realizada sob indicações médicas específicas, a operação cesariana é uma cirurgia essencial para a saúde materna e infantil. Entretanto, pode levar ao aumento do risco de complicações graves, quando realizada sem a correta indicação.

Você sabia?

Pacientes de planos de saúde que incluam cobertura integral e de parto, após o período de carência, têm direito a todos os procedimentos, do pré-natal ao momento do nascimento, sem nenhum custo extra. E se a gestante optar pelo parto particular, o reembolso será feito conforme disposto no contrato.

Sabe o que levar na bolsa da maternidade? Clique aqui e confira

Dicas para a chegada do outonoAtividade física e saúde: saiba como manter uma vida saudável