Dia Internacional da Mulher

 em Para Você

Hoje, dia 8 de março, é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher. Mas, afinal, você sabe como surgiu essa data?

Mesmo sem um registro histórico, conta-se que, em 1910, mais de 100 mulheres morreram queimadas em um incêndio criminoso em uma fábrica têxtil, em Nova Iorque. Seria uma resposta aos movimentos grevistas femininos que questionavam as precárias condições de trabalho, jornadas abusivas de 15 horas, salários que não chegavam à metade do que se pagava aos homens e uso de mão de obra infantil.

Factual ou baseado em outras histórias – há inúmeros relatos de greves anteriores violentamente reprimidas –, foi nessa época que o crescimento de grupos que apoiavam mudanças provocou alterações significativas nas leis trabalhistas. As norte-americanas haviam sido influenciadas pelas ideias e ações que aconteciam em boa parte da Europa, onde o Movimento Sufragista ganhava cada vez mais força.

Também em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, foi declarado que o 8 de Março passaria a ser um dia de debates e questionamentos do papel da mulher. Já na década de 1970 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher, e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, com a finalidade de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

Dia internacional da mulher: As Mulheres Fazem a Notícia

Em 2008, a ONU lançou a campanha “As Mulheres Fazem a Notícia”, que estimulava a igualdade de gênero na comunicação social mundial. Na atualidade, porém, considera-se que a celebração do Dia Internacional da Mulher tenha tido o seu sentido original parcialmente diluído, adquirindo frequentemente um caráter festivo e comercial, como o hábito de empregadores distribuirem rosas vermelhas ou pequenos mimos entre as suas empregadas – ação das manifestantes russas do 8 de março de 1917.

A It’sSeg, nossa marca que atua na gestão de benefícios para grandes empresas, produziu um material especial com tudo sobre esse dia tão importante na vida de todas as mulheres. Clique aqui e confira.

Dicas para o CarnavalComo evitar o alto consumo de açúcar?