Diabetes: causas, sintomas e prevenção

 em Dicas de Saúde

Além do alerta sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, neste mês também acontece o Novembro Diabetes Azul. Trata-se de uma campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Diabetes para conscientizar a população sobre o tema.

O diabetes é uma doença crônica que afeta 13 milhões de brasileiros, segundo dados oficiais. Essa síndrome metabólica interfere na capacidade do corpo em produzir insulina, hormônio que transforma o açúcar em energia.

Tipos de diabetes:

  • Pré-diabetes: ainda não é a doença, mas indica que a pessoa tem potencial para desenvolvê-la
  • Diabetes Tipo 1: o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina
  • Diabetes Tipo 2: o organismo apresenta uma diminuição na produção de insulina ou torna-se resistente a ela
  • Diabetes Gestacional: durante a gestação o organismo fica ainda mais resistente à ação da insulina, aumentando os níveis de glicose no sangue

Sintomas:

Boca seca; sede constante; fome frequente; retinopatia (visão embaçada); perda de peso; aumento da glicemia; dificuldade de cicatrização; infecções frequentes; formigamento dos pés; e complicações renais e vasculares.

Como prevenir o diabetes?

A  melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é a prática de hábitos saudáveis.

  • Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas.
  • Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.
  • Parar de fumar.
  • Praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias).
  • Manter o peso controlado.

O incentivo para uma alimentação saudável e balanceada e a prática de atividades físicas é prioridade do Governo Federal. O Ministério da Saúde adotou internacionalmente metas para frear o crescimento do excesso de peso e obesidade no país.

O País assumiu como compromisso deter o crescimento da obesidade na população adulta até 2019, por meio de políticas intersetoriais de saúde e segurança alimentar e nutricional; reduzir o consumo regular de refrigerante e suco artificial em pelo menos 30% na população adulta, até 2019; e ampliar pelo menos 17,8% o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente até 2019.

Como lidar?

A prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada são fundamentais, tanto para a prevenção quanto para o controle do diabetes – principalmente se você já tenha antecedentes familiares.

Vale também evitar açúcar e carboidratos simples, pois eles possuem alto índice glicêmico, além de gorduras e alimentos industrializados. Em vez disso, opte pelas frutas e verduras.

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