Doação de sangue

 em Dicas de Saúde, Para Você

“Doe Sangue Regularmente, Tem Sempre Alguém Precisando de Você”. Esta é a campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde e que tem como objetivo ampliar a doação de sangue no Brasil.

Por conta da campanha, os serviços de hemoterapia de todo o país estão mobilizados em ações locais para ampliar o número de doadores. Vale sempre reforçar: a doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco com o doador – uma doação apenas, aliás, pode beneficiar até quatro pessoas. O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sanguee lanche) dura em média 40 minutos.

O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão.

Doação de sangue: benefícios  

  1. Faz bem para o coração. Estudos indicam que ser doador traz benefícios para o sistema cardiovascular.
  2. Diminui o risco de câncer. Além disso, sabe-se também que durante a doação de sangue há uma baixa na reserva de ferro do nosso organismo.
  3. Descanso para o doador.
  4. Check-up completo de graça.
  5. Ajudar o próximo.

Hoje, a parcela de doadores de sangue no Brasil é de 1,8% da população, contra 3% que é a meta estabelecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Quem não pode doar sangue?

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II. Doenças de chagas, o uso de drogas ilícitas injetáveis e malária também são impedimentos definitivos para doar sangue.

Especial

A It’sSeg, nossa marca que atua na gestão de benefícios para grandes empresas, produziu recentemente um material especial sobre doação de sangue. Lá tem todas as informações que você precisa saber antes de se tornar um doador. Acesse: https://segurosinteligentes.com.br/portalrh/doacaodesangue

Dia Nacional de Combate ao Câncer InfantilDezembro Laranja