Doenças respiratórias: sintomas e prevenções

 em Dicas de Saúde

O dado é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): mais de 40% dos brasileiros apresentam sintomas de doenças respiratórias. E identificar quais são essas enfermidades é fundamental para iniciar o tratamento correto e evitar complicações posteriores.

As doenças respiratórias mais comuns são: rinite alérgica, asma, sinusite e bronquite. São doenças crônicas e que costumam aparecer com mais frequências em períodos de temperatura e umidade baixas.

Doenças respiratórias crônicas: principais sintomas

Rinite alérgica

Geralmente os sintomas da rinite alérgica são: espirros seguidos ou em crise, obstrução nasal, coriza, coceira, lacrimejamento, 0lhos vermelhos e inchados e tosse.

Asma

Os sintomas da asma são: tosse seca, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, desconforto torácico, e ansiedade.

Sinusite

Os sintomas da sinusite geralmente são: pressão na face, cansaço, obstrução nasal, tosse, perda de apetite, febre, secreção nasal com dor e dores de cabeça.

Bronquite

Os sintomas de bronquite são: tosse com presença de muco, ronco ou chiado no peito, fadiga,dificuldade para respirar e falta de ar, febre, calafrios e desconforto no peito.

Dentre essas, temos também o enfisema pulmonar, que afeta os alvéolos pulmonares, destruindo-os progressivamente. Quase todos os casos estão associados ao hábito de fumar e podem levar à morte.

Prevenção para doenças respiratórias

Infelizmente não há cura para doenças crônicas, mas existem mudanças de hábito que podemos adotar quando a umidade está mais baixa e que ajudam a evitar as doenças respiratórias ou fazem com que apareçam de uma forma mais branda:

  • Beba ao menos dois litros de água por dia
  • Hidrate as narinas com soro fisiológico
  • Espalhe toalhas molhadas e bacias de água pelo quarto
  • Procure colocar toalhas e roupas de cama ao sol e lave-as sempre que possível, para evitar fungos e bactérias.

Para cuidar ainda mais da saúde da sua família, a Barela está a sua disposição com uma equipe de consultores preparada para te ajudar na contratação do seu plano de saúde, clique aqui e saiba mais.

Dia Mundial do Doador de SangueDoenças de Inverno: Sintomas e prevenção