Hidratação no verão

 em Dicas de Saúde, Para Você

Estamos no verão e, por conta das altas temperaturas que são características desta época, é essencial manter o corpo hidratado. Sendo assim, estabeleça a regra de a cada dia beber pelo menos dois litros de água mineral (10 a 15 copinhos de água de 200 ml), pois a hidratação no verão é muito importante para a saúde.

Há alguns fatores que exigem um consumo ainda maior de água, como nos dias mais quentes, em que transpiramos mais, ou quando praticamos atividade física: quanto mais intensa, maior a quantidade de água necessária para repor o que for eliminado pelo suor.

A água é o elemento mais abundante no nosso organismo. Um homem tem, em média, 60% do seu corpo composto por água, enquanto que a mulher possui até 50% – nos recém-nascidos, essa quantidade pode subir até 80%.

Ainda assim, sem fazer esforço, uma pessoa normal perde cerca de 2,6 litros de água por dia e, com a prática de atividade física, esta perda pode ser de até 3,6 litros.

Algumas formas de Hidratação no verão

Água

É de vital importância para a nossa saúde, pois mantêm o organismo em equilíbrio. Além de manter o organismo hidratado, a água ajuda a digerir e absorver alimentos com mais facilidade. A água também diminui a densidade do sangue, ajuda a desinchar o corpo, regula a temperatura, reduz infecções, evita a celulite e desintoxica.

Água de Coco

Além de refrescante e deliciosa, é rica em sais minerais e nutrientes. Em 100 ml apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C. Por isso, é considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas.

Melancia

Além de pouco calórica, a melancia é diurética, dá ânimo e previne problemas cardiovasculares. Composta por 90% de água, também refresca, hidrata o corpo e — o mais gostoso de tudo — não engorda. Ainda fornece vitamina C, carboidratos e potássio. Sem contar que a cor denuncia a presença de licopeno, substância festejada pela ação antioxidante e preventiva contra câncer.

Pepino

O pepino é predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas. É um excelente mineralizante (tem fósforo, potássio, cálcio e enxofre). Combinado com outros legumes ou frutas rende ótimas saladas e sucos para o tratamento de gota.

Bebidas Isotônicas e sucos de frutas são algumas alternativas de hidratação para esse verão

As bebidas isotônicas foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração, com efeito de prevenir a desidratação e melhorar o desempenho esportivo. Já hidratação à base de sucos frescos de frutas e hortaliças oferece ao nosso corpo grande parte das vitaminas, sais minerais, aminoácidos e enzimas. Fruta, verdura ou legume, independentemente da receita da bebida, a água é presença constante.

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