Janeiro Branco: cuidados com a saúde mental

 em Dicas de Saúde, Para Você

O cuidado que você tem com a sua saúde física é o mesmo adotado com a sua saúde mental? Se a resposta é não, o motivo pode estar no fato de o cansaço mental ser menos evidente. Por causa disso é que foi criado o movimento Janeiro Branco: para nos conscientizarmos de que, em meio a uma vida cada vez mais acelerada, podemos, sim, adoecer silenciosamente – clique aqui e acesse o material especial sobre este tema produzido pela It’sSeg, nossa marca que atua na gestão de benefícios para grandes empresas.

Janeiro branco ultimas atualiações

O Brasil tem hoje a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando o assunto é depressão, a mesma OMS indicava que, até 2030 a doença seria responsável por 9,8% de vida saudável perdida no mundo – o número de pessoas com a doença, no entanto, cresceu tanto que essa estimativa foi alcançada em 2010.

Globalmente, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão, a principal causa de incapacidade. Um recente estudo conduzido pela OMS estima que os transtornos de depressão e ansiedade custam à economia global US$ 1 trilhão a cada ano em perda de produtividade. Ainda de acordo com a OMS, até 2020 o transtorno mental será a enfermidade mais incapacitante mundialmente.

“A depressão não só afeta a qualidade de vida das pessoas, mas também traz custos diretos e indiretos altíssimos. O absenteísmo e principalmente o presenteísmo, situação na qual a pessoa está presente porém não é capaz de atingir seu potencial, causam perda de produtividade e danos econômicos associados. Locais de trabalho que promovem a saúde mental conseguem reduzir estes problemas, além melhorar a vida de seus colaboradores”, diz o dr. Rafael Fischetti Ayoub, médico especialista do Brasil Private Check-Up.

Enfim, muitas coisas podem nos desestabilizar mentalmente, como traumas psicológicos e situações de desequilíbrio emocional. Por isso, temos que adotar um comportamento preventivo e buscar uma buscar a harmonia entre nossas atitudes, emoções e ações. Algumas dicas podem ajudar:

Janeiro branco: prevenção

  • Trabalhe o pensamento positivo,
  • Se cobre menos,
  • Não use drogas,
  • Reserve um tempo para o lazer
  • Mantenha bons hábitos alimentares
  • Durma bem
  • Pratique atividades físicas regularmente
  • Meditação e yoga também são ótimas alternativas.

Mudanças bruscas de personalidade, incapacidade de enfrentar problemas do dia a dia, ansiedade desmedida, desânimo a ponto de prejudicar as atividades diárias, abuso de drogas ou álcool e insônia recorrente são sinais que precisam ser investigados e tratados de forma adequada. Caso você ou algum conhecido seu apresente qualquer um desses sintomas, procure a ajuda de um especialista.

Hidratação no verãoVocê sabe o que faz um terapeuta ocupacional?