Novembro Azul: conscientização a respeito do câncer de próstata

 em Dicas de Saúde

Nunca se falou tanto sobre os cuidados com a saúde do homem. Seguindo essa linha, novembro azul é o mês de conscientização a respeito do câncer de próstata, seja por meio da prevenção ou detecção precoce,

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos de câncer de próstata em 2018 é de aproximadamente 68 mil. Este é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens e seus principais fatores de risco são: idade (acima de 65 anos), histórico familiar e cor da pele (negros).

Novembro azul: sinais e sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata. Por exemplo:

  • Hiperplasia benigna da próstata é o aumento benigno da próstata. Afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.
  • Prostatite é uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.

Quais exames são feitos para investigar o câncer de próstata?

Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais.

  • Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
  • Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Quando diagnosticado precocemente, a possibilidade de cura do câncer de próstata é de 90%, ou 9 em cada 10 casos. Por isso é tão importante que os exames devidos sejam realizados – sendo assim, cuide-se ou incentive seu pai, irmão e/ou marido a se cuidar. Vamos deixar de tratar esse assunto como um tabu.

Obesidade: prevenção e tratamentotipos de diabetes