Outubro Rosa: o mês de conscientização do Câncer de Mama

 em Dicas de Saúde, Para Você

Estamos no Outubro Rosa e, com isso, reforçamos a importância de você, mulher, conhecer o seu corpo: isso é fundamental na prevenção do câncer de mama. Sendo assim, reserve um tempo para fazer o autoexame e, caso detecte algum tipo de caroço, inchaço, secreção ou retrações na pele dos seios e dos mamilos, procure um médico.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

História do Outubro rosa

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.

Além do laço rosa, muitas cidades passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz rosa para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença. No Brasil, o primeiro sinal de simpatia pelo movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.

Dicas de prevenção: Outubro rosa

Outra dica importante é consultar regularmente o seu ginecologista e/ou mastologista para a realização de exames preventivos. No Brasil, a recomendação para realizar a mamografia é entre 50 e 69 anos, mas se você tiver algum caso na família, converse com seu médico, porque talvez precise iniciar a prevenção mais cedo.

Vale ressaltar que o câncer de mama pode acometer mulheres de todas as idades. A boa notícia é que a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável podem reduzem em 7% o risco da doença, segundo estudo feito pelo National Cancer Institute (NCI), nos Estados Unidos.

Especial

A It’sSeg, nossa marca que atua na gestão de benefícios para grandes empresas, produziu um especial muito bacana sobre o Outubro Rosa, com dados interessantes sobre o movimento. Para saber mais, acesse o material especial: https://segurosinteligentes.com.br/portalrh/outubrorosa

Dia Nacional da Saúde Bucal: sintomas e prevençãoObesidade: prevenção e tratamento