Conjuntivite: causas, tratamento e prevenção

 em Dicas de Saúde, Para Você

Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra, e que pode ser causada por vírus, bactérias, agentes químicos ou alergias. É uma doença altamente contagiosa: a contaminação se dá pelo contato com pessoas ou objetos infectados, principalmente em ambientes fechados e com aglomerações.

Sintomas da conjuntivite

Os principais sintomas da conjuntivite são: coceira, vermelhidão e sensação de areia nos olhos, secreção abundante, lacrimejamento, inchaço das pálpebras, intolerância à luz e visão embaçada. Ao sentir algum desses sintomas, procure um oftalmologista com urgência. Evite a automedicação.

O que causa conjuntivite?

Conjuntivite viral: Causada por um vírus, como o do resfriado comum. Esse tipo de conjuntivite é muito contagioso, mas geralmente melhora sozinha em alguns dias mesmo sem tratamento médico.

Conjuntivite bacteriana: Causado por bactérias, esse tipo de conjuntivite necessita de tratamento com colírios e/ou pomadas com antibióticos.

Conjuntivite alérgica: Esse tipo de conjuntivite é causado por substâncias alergênicas, como pólen, poeira e pelos de animais, em indivíduos suscetíveis. A conjuntivite alérgica pode ser sazonal (pólen, especialmente no período da primavera) ou aparecer durante o ano todo (poeira; pelos de animais).

Tratamento

É feito por meio de colírios lubrificantes ou com antibióticos, soro fisiológico e compressas geladas sobre as pálpebras e higienização constante dos olhos. É preciso evitar o contato dos olhos com as mãos e objetos para prevenir a recontaminação.

Prevenção

Pelo alto poder de transmissão, é difícil se proteger totalmente da conjuntivite, mas algumas atitudes podem evitar que você seja contaminado, como: não compartilhar maquiagens, toalhas de rosto, óculos e outros objetivos de uso pessoal, não colocar as mãos nos olhos antes de lavá-las adequadamente e evitar o contato com pessoas contaminadas.

It’sSeg, nossa marca que atua na gestão de benefícios para grandes empresas, produziu uma cartilha sobre a conjuntivite. Clique aqui e confira o material.

Dia Mundial de Luta Contra o CâncerImportância do combate ao alcoolismo